Dente de leite: Eles preparam o ?terreno?

Brincando com um amigo, Marcelo, de 4 anos, bateu com o lado direito do rosto no portão da casa. O resultado, além de alguns dias reclamando de não poder mastigar direito, foi um traumatismo na raiz de um molar inferior. Problema somente resolvido com a extração. Lara, de dois anos de idade, caiu e quebrou os dois dentinhos da frente. A sua mãe, Lúcia, só se preocupou com a perda dos dentes de leite quando o que restou deles começou a ficar escuro. Levada ao odontopediatra, a menina teve seus dentes extraídos.

Alguns pais ainda têm dúvidas sobre a importância dos dentes de leite e muitas vezes mostram total descuido com a dentição das crianças. Não é tão difícil encontrar alguém que diga: "Vai cair mesmo, para que cuidar". Mas, de acordo com os especialistas, esse pensamento está totalmente equivocado. ?A higiene bucal exige atenção adequada desde antes do nascimento do bebê?, adverte a odontopediatra Márcia Regina Martins.

Pouco açúcar

Com efeito, na gestação, a mãe pode tomar alguns cuidados que beneficiarão a saúde dos dentes da criança. Em primeiro lugar, ela deve manter uma boa alimentação, balanceando proteínas, fibras, cálcio, etc. Um dos principais cuidados que a mãe deve tomar quanto à higiene bucal do bebê desde o seu nascimento, é evitar adoçar em excesso os chás, mamadeiras e sucos com açúcar refinado. A recomendação dos especialistas é para usar, preferencialmente, mel ou açúcar mascavo. A mãe deve saber que o bebê não faz escolhas de alimentos pelo paladar, portanto, o açúcar pode ser evitado ao máximo.

Quando a criança ainda não tem dentes, é preciso limpar bem a boca e a gengiva para retirar resíduos de leite e do ácido natural produzido pelo organismo. A higiene deve ser feita pela própria mãe, com algodão ou gaze embebida em água filtrada ou fervida, sempre após as mamadas. ?Ao aparecerem os primeiros dentinhos, o procedimento precisa continuar, e desta vez, com mais atenção?, observa Márcia Martins, afinal ?é hora de começar a escovação?. Para a odontopediatra, o ideal é que a mãe procure o dentista para receber orientações sobre a melhor forma de realizar a higiene bucal da criança.

Preparando a dentição definitiva

Cuidar dos dentes de leite é garantir a qualidade dos que nascerão quando estes caírem. Os primeiros dentes servem de referência para os permanentes. Ou seja, se estiverem cariados, tortos ou quebrados poderão comprometer a qualidade de seus sucessores. ?Outra função fundamental dos dentes de leite é estimular o crescimento adequado dos ossos da face, garantindo espaço suficiente para os da próxima fase?, ressalta Márcia.

Esse processo precisa ser seguido até que a criança complete um ano e meio ou dois. A partir daí, ela deve começar a escovar os dentes sozinha. Uma boa dica é deixar que a criança veja os pais escovando os dentes, já que ela aprende por imitação. Até os 7 ou 8 anos, a criança não tem coordenação motora suficiente para promover uma boa limpeza dos dentes, daí a necessidade da observação atenta dos pais.

Nas cáries, o problema

É importante lembrar que a cárie é uma doença que afeta cerca de 90% da população mundial. Suas causas estão relacionadas ao próprio dente, à placa bacteriana e à alimentação (açúcar). Ocorre uma desmineralização da superfície dental ? esmalte, e a seguir uma perda da própria estrutura – dentina, podendo levar ao comprometimento do complexo pulpar – sangue e fibra nervosa que mantêm a vida do dente. Portanto, a melhor maneira de garantir dentes saudáveis é prevenir e lembrar que uma boa dentição infantil certamente vai influenciar positivamente na dentição definitiva.

Uma boa prevenção é levar a criança ao dentista por volta dos dois anos, mesmo que esteja tudo bem. Grande parte dos dentes tortos ou defeitos de crescimento dos maxilares podem ser identificados e tratados desde a dentição de leite. O dentista conta com o crescimento natural da criança para ajudar seus aparelhos a corrigir os defeitos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo