Dê preferência e prioridade sempre à saúde

A data que marca a passagem para um novo ano é considerada o ponto alto das confraternizações.

Promessas, felicitações, muita comida e bebida para comemorar mais uma no que se passou e outro que está por chegar.

E o que dizer da ceia de Ano Novo. O preparo das receitas tem um importante significado e exige uma atenção especial, principalmente para que a refeição seja saborosa, nutritiva e que não cause danos à saúde.

As pessoas devem ter em mente que elas não vão passar o período de festas somente comendo.

“Pode-se saborear uma ceia de maneira normal, escolhendo os pratos de que mais goste e até mesmo aumentando um pouco a quantidade de cada um deles”, considera a nutricionista, Gabrielle Macedo. A cozinha brasileira incorporou várias receitas locais, aliadas aos diferentes povos que ajudaram na sua formação. O brasileiro transformou esse cardápio em algo mais tropical, devido à enorme variedade de frutas e vegetais encontradas no país, tornando os pratos mais leves e desintoxicantes.

“Podemos criar drinks e coquetéis utilizando as nossas riquezas naturais, sem bebidas alcoólicas extremamente calóricas, como uísque e rum”, reconhece a nutricionista.

Consumir nozes, avelãs e castanha de caju, em quantidades moderadas, também é uma boa pedida. “Os alimentos encontrados na ceia de Ano Novo possuem todos os nutrientes e princípios essenciais para uma boa alimentação”, comenta a nutricionista.

Assim, podemos ingerir proteínas (tender, pernil), além de alimentos reguladores, como frutas, verduras e leguminosas, tal como a lentilha, que geralmente enfeitam os pratos.

“As proteínas das carnes e os carboidratos presentes principalmente no arroz, massas e nos açúcares das frutas e sobremesas, também são importantes para o organismo”, avalia Gabrielle Macedo.

Moderação

Como nessa época de verão a maioria das pessoas está preocupada também em manter a forma, a nutricionista dá uma dica para quem quer comer bem sem correr o risco de ganhar os indesejáveis quilinhos: lembre-se de saborear a comida, com moderação e tranquilidade, pois a ceia de Natal é um momento de confraternização de familiares e amigos.

Também não esqueça de aproveitar a semana entre as festas para se exercitar um pouco mais, começando por caminhadas.

As recomendações incluem os cuidados na hora de preparar os alimentos para hipertensos, diabéticos e para não aumentar o colesterol.

Para uma ceia saudável, os nutricionistas sugerem que as pessoas usem frutas nacionais e de época, preparem saladas com alimentos crus, deem preferência ao lombo de porco magro e ao pernil.

Os hipertensos devem evitar os alimentos que aumentam a pressão arterial, como carnes defumadas e salgadas, embutidos (salsicha, linguiça, salame, presunto e bacon), picles e azeitonas, temperos prontos e molhos industrializados, enlatados e salgadinhos tipo “cheeps”.

Na hora de preparar os alimentos, os diabéticos devem estar atentos para os “proibidos”, como açúcar, mel, doces em geral, balas, bolos, chocolates, refrigerantes e sorvetes. Preferir alimentos assados e grelhados, não reutilizar o óleo em frituras.

O cardiologista César Jardim, observa que há – em média – um aumento de 10% nos atendimentos, por conta dos abusos alimentares e ingestão de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano.

“Atendemos muitos casos de hipertensão por conta de alimentos salgados e com alto teor calórico. Tais excessos trazem diversos problemas para a saúde daqueles que seguem uma dieta clínica e nutricional no tratamento de doenças”, completa.

Em paz com a balança

Para aqueles que precisam “segurar” o ponteiro da balança, mas não quer passar vontade nesse fim de ano, a nutricionista Ângela Gindri Martins sugere pratos para as festas e dá dicas valiosas até para quem pecar no exagero:

* Para começar, lembre-se do clima e das altas temperaturas da estação. Com tanto calor, é melhor deixar de lado alimentos com maionese e pratos muito gord,urosos.

* Aposte no peixe. Pode ser aquele assado no papel manteiga com tomate cereja, pimentão amarelo e vermelho, cebola roxa, alho poró, coentro e óleo de coco extravirgem.

* Para acompanhar, capriche numa salada com folhas coloridas, brotos, couve-de-bruxelas, grão-de-bico e salsão. Faça um molho com suco de limão e ervas aromáticas para temperar.

* Se você é daquelas que mal terminou o salgado e já está louca pelo tão esperado doce, vai uma dica: prefira consumi-lo após uma refeição com boa quantidade de legumes e verduras, isso vai auxiliar seu metabolismo e equilibrar seu índice glicêmico.

* No dia da ceia, não pule refeições, consuma alimentos ricos em fibras ao longo do dia e hidrate-se.

* Para vencer a tentação da gula, é preciso preparo, então se arme. Nada de chegar à festa com aquela fome de leão. Antes de sair, tome um suco natural de fruta e consuma pão integral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi, que sacia e vai muito bem nessa época de calor.

* Se mesmo com todas as dicas você exagerou um pouco, não se entregue de uma vez à tentação. Nos dias seguintes à festa, consuma alimentos e bebidas desintoxicantes, como sucos verdes, água de coco, frutas frescas, legumes e verduras.

* Não é só na hora de comer que é preciso estar atento. Nos dias após as festas, é importante ter um sono com qualidade. Isso garante a reposição da energia e auxilia na desintoxicação do fígado, que acontece com hormônios liberados na ausência de luminosidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna