A responsabilidade de gerar um filho é tão grande que a preocupação aumenta a cada dia da gestação. Para tranqüilizar as mães (pais também) e ensinar procedimentos do pré-parto, parto e do pós-parto , o Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (Cemuc) está realizando todas as terças-feiras, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba, o curso Parto sem Medo. O curso é totalmente gratuito. Os alunos que puderem devem colaborar fazendo doações de fraldas de pano e novelos de lã. O Cemuc realiza esse tipo de curso desde 1955.
Uma das coordenadoras do projeto, a psicóloga Liliam Gusso, citou que vários profissionais da área médica, como nutricionistas, ginecologistas, pediatras, etc, participam do curso. Nele, as alunas (e os pais num curso paralelo voltado a eles) aprendem desde procedimentos relativos às mudanças que a gravidez faz na vida da mulher, até como cuidar e dar banho na criança depois de que ela nasce. “Uma das maiores preocupações das mães, principalmente as de primeira viagem, é o momento certo de ir para o hospital e entrar em trabalho de parto”, lembrou Liliam.
O mastologista Leônidas Noronha Silva é responsável pelas palestras de prevenção contra câncer de mama e de colo de útero. Ele explicou que em Curitiba o câncer de mama é o que tem maior incidência entre as mulheres e o que mais mata. “Aproveitamos que muitas mulheres estão reunidas para incentivar a prevenção a esses males”, destacou Silva.
Serviço: Mais informações sobre o curso pelo telefone (41)322-3777.