A Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC) realiza, nos próximos dias 16 e 17 de maio, um curso sobre a utilização do laser em lesões vasculares.
O curso organizado pela regional Sul da SBLMC, acontecerá em duas etapas. A parte teórica será apresentada durante um jantar científico, no dia 16. O tema “Estágio Atual dos Laser em Cirurgia Vascular” será apresentado pelos doutores Ari Elwing, Kasuo Miyake e Adamastor H. Pereira.
No dia seguinte serão apresentados aos participantes demonstrações práticas da utilização de três diferentes tecnologias utilizadas em lesões vasculares: o laser 532, utilizado em vasos da face e nas pernas; laser 1064, em hemangiomas e poiquilodermia; e uma demonstração cirúrgica da terapia endovascular de varizes de grosso calibre com laser de diodo.
De acordo com a Dra. Ana Zulmira Diniz Badin, presidente da regional organizadora do evento, o “objetivo do evento é divulgar a utilização da terapia a laser nas mais diversas especialidades, proporcionando reciclagem profissional e a interação de cirurgiões vasculares, cirurgiões plásticos, dermatologistas e estudantes às tecnologias disponíveis atualmente no mercado”.
O LASER
A palavra LASER é um acrônimo do inglês “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, ou seja, “amplificação da luz pelo efeito da emissão estimulada da radiação”. O LASER e sua técnica foram desenvolvidos a partir de princípios elaborados por Albert Einstein em estudos na área de física quântica, em 1916.
A luz ou radiação eletromagnética do LASER não existe na natureza. Este fluxo luminoso de alta intensidade de energia é produzido a partir de algum tipo de fonte de energia, como uma lâmpada, que estimula um grande número de elétrons em repouso, capazes de produzir fótons de luz. Este processo desencadeia uma ação repetida de emissão de energia gerando uma luz intensa. Esta luz passa por um meio sólido, como o rubi ou a alexandrita; ou gasoso, como o gás carbônico, para que possa adquirir as três principais características dos LASERS: raios colimados (todos os raios de luz caminham na mesma direção, permitindo que uma grande quantidade de energia seja transmitida a um alvo preciso), luz monocromática (ao contrário das luzes naturais, o laser tem uma única cor, que corresponde a um comprimento de onda do espectro eletromagnético. Dessa forma, tem-se diferentes tipos de aparelho de LASER, dependendo do comprimento de onda emitido) e raios coerentes (todos os raios da luz do LASER caminham paralelos no tempo e no espaço).
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)