Curitiba é pioneira a fazer nova cirurgia para implante auditivo

Chega ao Brasil técnica que ajuda pacientes com surdez moderada a severa a ouvir. Trata-se da cirurgia de colocação do aparelho Baha -Bone Anchored Hearing Aid (Dispositivo auditivo ancorado no osso) que possibilita que o som seja conduzido pelo osso, indicada para quem tem problemas na orelha externa e média (locais por onde o som é conduzido). O aparelho foi aprovado pela Anvisa em março desse ano e a primeira cirurgia no Brasil será realizada em Curitiba, no Hospital Iguaçu, no próximo dia 20 de outubro.

"A intenção é tornar esse procedimento rotina no Hospital, possibilitando uma nova opção de tratamento aos pacientes com problemas auditivos", explica o otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu, Dr. André Ataíde. A cirurgia pode ser feita em pacientes com idade a partir de 5 anos e que tenham cóclea em perfeitas condições. 

A técnica consiste na colocação de uma espécie de pino de titânio de 3 a 4 mm dentro do osso do crânio. Por fora, será encaixado o processador de som Baha, que realiza uma vibração imperceptível e que irá conduzir, através do osso, o som até a cóclea. A colocação do aparelho é realizada depois de um período médio de três meses, tempo necessário para que ocorra a integração do pino dentro do osso. Em crianças esse tempo pode chegar a até seis meses. O resultado é percebido logo que o aparelho é encaixado. "O paciente percebe na hora a mudança da qualidade de som que o Baha oferece", reforça Dr. Ataíde.

A única opção de tratamento para pacientes com esse tipo de problema até então era o uso de uma tiara vibratória, que desempenha a mesma função do Baha, mas com o incômodo de precisar usá-la constantemente. O Baha é bastante discreto e fica "escondido" embaixo do cabelo da pessoa. "Além disso, o aparelho pode ser conectado e desconectado e deve ser usado durante o dia, devendo ser retirado à noite e para tomar banho, nadar, etc", detalha o especialista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo