Os florais não são remédios, ou seja, a terapia floral não substitui o papel do médico tradicional. São essências vibracionais das flores. No tratamento com florais a pessoa toma o conteúdo energético das flores, que pode ser usado por via oral, na água do banho, pingado nos pulsos e nas têmporas, ou borrifados no ambiente. O objetivo é levar à pessoa o autoconhecimento necessário para trazer serenidade, fortalecendo a mente e o corpo.
A filosofia dos Florais é parecida com a da Homeopatia, no sentido de considerar que a fonte das enfermidades pode ser um desequilíbrio emocional. Os Florais também são administrados individualmente, de acordo com as características físicas e psicológicas de cada pessoa. O tratamento com as “gotas para a alma” é feito para prevenir doenças através do resgate da paz interior.
Os Florais ajudam as pessoas a reconhecer suas emoções e pensamentos negativos que possam estar prejudicando seu crescimento pessoal e sua saúde. Percebendo o sentido das suas angústias, o indivíduo tem mais facilidade para identificar os caminhos para recuperar a saúde e o bem-estar.
A cura através dos Florais não segue o parâmetro convencional da medicina, que procura eliminar os sintomas da doença. A terapia floral privilegia uma mudança de perspectiva do doente, buscando a recuperação do seu equilíbrio interno.
Por isso a terapia dos Florais provoca uma profunda modificação na maneira como a pessoa vê a si mesma e ao mundo, fortalecendo-a e ajudando a recuperar a serenidade necessária para seu corpo, sua mente e sua alma.