Cuidar da postura pode evitar problemas na coluna

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 80% das pessoas sofrem ou já sofreram com dores nas costas em algum momento da vida. A má postura é uma das causas desse problema que incomoda grande parte da população.
 
Os números comprovam que a postura correta é um fator muito importante contra os problemas de coluna. Cerca de 25% dos riscos de dor estão diretamente relacionados a erros cometidos ao sentar, levantar, realizar trabalhos por longos períodos, além de carregar mochilas e outras atividades rotineiras. Ter uma boa postura requer cuidados importantes no nosso cotidiano. Os maus vícios de postura podem trazer conseqüências irreversíveis. Além da aparência física, a respiração, o andar, a fala, o humor e até o raciocínio acabam sendo prejudicados.

A hiperlordose, a escoliose e a cifose são os principais desvios causados pela postura incorreta e pelo enfraquecimento dos músculos das costas. Assim que sentir uma dor, o paciente deve procurar um ortopedista que, após a constatação do problema postural, deverá indicar o melhor tratamento para o paciente.

Um tratamento que não utiliza medicamento vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O RPG (reeducação postural global) ajuda a eliminar a dor por meio da correção postural, melhorando a flexibilidade e a consciência corporal. O RPG vai além da reeducação da postura. ?O método é muito eficaz no tratamento de dores de origem músculo-esquelética como qualquer tipo de dor nas costas, hérnia discal, tendinites e torcicolos?, explica a fisioterapeuta da Clínica Prevenir Joana Berber.

As sessões são realizadas semanalmente e tem duração de uma hora. ?Na sessão, são trabalhadas as posturas de RPG, iniciando deitado, passando a sentado e depois em pé, conforme o tratamento evolui?. A duração depende do problema que o paciente apresentar.  Problemas considerados mais simples, como dor ciática, podem ser resolvidos em uma sessão. Nos casos mais graves, como escoliose, podem ser necessárias de 50 a 80 sessões ou até dois anos de tratamento. ?Só fazendo pelo menos uma sessão para determinar a duração do tratamento?, destaca Joana.

Postura no trabalho

Cuidar da postura no trabalho é uma atitude que não deve ser esquecida pelos profissionais. Pessoas que executam serviço repetitivo, que trabalham em frente a um computador, atendendo ao telefone ou simplesmente sentado de forma incorreta tendem a ter mais problemas de postura. As empresas já estão se dando conta disso e incentivam a ginástica laboral. Os exercícios são leves, rápidos e trabalham o relaxamento muscular.

Na Softway Contact Center, os cerca de três mil funcionários das unidades de Florianópolis participam do Mexa-se, o programa de ginástica laboral da empresa. Os colaboradores com portadores de necessidades especiais também fazem os exercícios, ministrados por uma equipe de estagiários de Educação Física, coordenados por profissionais de Educação Física e de Segurança do Trabalho. Todos os colaboradores são convidados a participar diariamente das atividades, desenvolvidas no próprio call center, em dois momentos durante as seis horas do turno de trabalho. Os exercícios são feitos em grupo, durante 10 minutos no início da jornada. Cada funcionário também tem à sua disposição mais 5 minutos de exercícios de relaxamento muscular no final da jornada, caso tenha interesse e vontade de realizá-lo.

Segundo a técnica de Segurança do Trabalho da Softway, Luciani Cunha, a ginástica laboral serve principalmente para promover o bem estar entre os colaboradores. ?A atividade descontrai o ambiente de trabalho, cria entrosamento entre as equipes, dá mais disposição ao trabalho, diminui o estresse e ainda corrige vícios posturais?, destaca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo