A água é o maior componente de nosso sangue. Cerca de 70% de nosso peso total é água. O corpo utiliza a água para limpar-se e para resfriar-se e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando perspira (suor), quando respira e através da urina e fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal.

continua após a publicidade

Pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.

Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar as louças do almoço usando só um copo de água. Deveríamos beber bastante água o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia e a sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.

Água pura é o melhor líquido para nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. Já as bebidas tipo “cola” contêm substâncias que podem prejudicar o cálcio do corpo enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o fígado.

continua após a publicidade

Se não tomarmos água suficiente, os rins têm que trabalhar mais arduamente para eliminar as substâncias tóxicas e podem ser lesados. Cada célula no corpo necessita de água para funcionar bem, portanto, quantidade inadequada de água ingerida pode causar mal funcionamento e doença. Fadiga e dor de cabeça são resultados comuns do ingerir pouca água. A água é de vital importância para uma boa saúde e vitalidade.