No Dia Mundial do Coração (28/9) o Brasil não tem muito o que comemorar, já que as doenças cardíacas continuam sendo a maior causa de morte entre homens e mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia são 300 mil mortes por ano. No mundo, as Doenças Cardiovasculares (DCVs) são responsáveis pela morte de 17 milhões de pessoas anualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Segundo o cardiologista Costantino Costantini, diretor geral da Clínica Cardiológyca Costantini, referência nacional no setor, apesar de todos avanços da ciência e da tecnologia, a técnica, por si só, não é capaz de eliminar o alto número de mortalidade decorrente de problemas cardíacos. O mais importante é a prevenção.
?Os índices de mortalidade só diminuem com a conscientização das pessoas em relação à prevenção dos problemas cardíacos?, relata. Isso porque é fundamental a prática de hábitos saudáveis para garantir a saúde do coração.
O cardiologista, que se dedica há mais de 30 anos ao estudo e das doenças cardiovasculares, lembra, ainda, a importância da realização de exames periódicos. ?O coração age silenciosamente e só a realização de exames de rotina pode detectar um possível problema?, diz. Fugir do cigarro, da obesidade, praticar regularmente exercícios e ter uma alimentação balanceada são formas de se prevenir das doenças cardiovasculares.
Campanha
Para promover uma maior conscientização e alertar para a importância da prevenção, a Clínica Cardiológyca Costantini vai promover várias campanhas em comemoração ao Dia Mundial do Coração (28/9). No sábado (27/9), das 10 horas às 19 horas, a Clínica, em parceria com o Laboratório Delboni Auriemo e Laboratório Curitiba Santa Casa, realiza exames gratuitos de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial no Shopping Curitiba. A campanha continua no domingo (28/9), das 11 horas às 18 horas e conta com o apoio da Central Brasileira de Notícias (CBN).
No jogo de domingo (28), às 18 horas, do Coritiba Foot Ball Club, também será aferida a pressão dos torcedores. A ação começa na abertura dos portões, às 16 horas.
Os Dez Mandamentos para um Coração Saudável, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia são:
1 ? Diga não à obesidade e controle o seu peso
2 – Consulte o seu médico periodicamente
3 ? Meça a sua pressão arterial com freqüência
4 ? Diga não ao fumo
5 ? Escolha bem os alimentos
6 – Verifique a quantidade de sal nos rótulos de alimentos
7 ? Diga não ao sedentarismo ? pratique o exercício que lhe seja agradável
8 ? Saiba se é diabético ou tem colesterol elevado
9 ? Evite o estresse
10 – Ame a vida e o seu coração.