Consultor da OMS faz conferência em Curitiba

A Sociedade Paranaense de Saúde de Família e a Sociedade Paranaense de Medicina da Família e Comunidade (Famipar) promovem nesta terça-feira (29) a conferência ?Epidemiologia da Epilepsia?. O palestrante é o professor de Neurologia Ley Sander, da Universidade de Londres. Sander, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de epilepsia.

Sander abordará a forma de tratar a epilepsia nos serviços de atenção básica através dos profissionais de saúde da família. O professor entende que a epilepsia costuma ser tratada numa especialidade clínica específica, portanto distante do contexto familiar e comunitário.

Na conferência, o professor Lay Sander vai apontar estratégias para o diagnóstico correto da epilepsia, principalmente entre a população de baixa renda ? onde a incidência da doença é maior ? e mostrar como é possível monitorar o tratamento do doente no âmbito familiar e comunitário.

?O acompanhamento da realidade da família e da comunidade do paciente pelas equipes de atenção básica é um fator que estrutura o processo terapêutico?, disse a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) da Secretaria Municipal da Saúde, Elisete Ribeiro.

Em Curitiba, o PSF está implantado em 42 unidades de saúde, com 116 equipes de profissionais. O programa atende 32% da população. A meta é implantar o programa em 72 unidades de saúde até 2008, com 238 equipes.

A diretoria da Famipar, promotora da conferência, lembra que a realização do evento se deve ao empenho do professor Dante Romanó Júnior, considerado o ?pai? do Programa de Saúde da Família em Curitiba. Romanó, entusiasta da medicina familiar e saúde comunitária, participou da implantação do PSF no município. A conferência, que tem o apoio da Secretaria da Saúde de Curitiba, está marcada para as 19h no Conselho Regional de Medicina (Rua Victorio Viezzer, 84, Vista Alegre.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo