Como realizar uma tatuagem segura

Uma tatuagem mal feita pode causar problemas à saúde como alergias, infecções e intoxicações. Para dar mais segurança a este procedimento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatório o registro dos produtos, acessórios, aparelhos e agulhas.

Com a nova norma será possível um controle mais efetivo sobre as matérias primas de agulhas e pigmentos.

Desde fevereiro, de 2010, foram estabelecidas regras para os métodos utilizados nos procedimentos de pigmentação artificial da pele.

A norma pretende reduzir e prevenir riscos bem como proteger a saúde das pessoas que desejam fazer uma tatuagem ou uma maquiagem definitiva.

Como não há uma lei nacional que regulamente o funcionamento dos serviços de tatuagem, isto é, cada Estado é livre para definir suas próprias regras, a Anvisa elaborou um documento base para nortear os estados e municípios. Para acessar este documento entre no site da Anvisa.

A aplicação de tatuagem é considerada um serviço de interesse à saúde, portanto o profissional – tatuador e esteticista – e o consumidor devem ficar atentos a certos cuidados:

* O estabelecimento deve ter alvará expedido pela vigilância sanitária local
* As tintas utilizadas, assim como os aparelhos, agulhas e acessórios devem ter registro na Anvisa
* O profissional deve higienizar as mãos com água e sabonete, utilizar luvas e máscara descartáveis no momento da realização do serviço
* Menores de 18 anos só poderão fazer tatuagem com autorização por escrito do representante legal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna