O termo ?plástica? vem do grego plastikos, que significa moldar, dar forma. É isso o que a cirurgia plástica procura – dar nova forma aos tecidos, abrangendo uma ampla gama de procedimentos que visam a reparação de defeitos e imperfeições congênitos ou adquiridos, melhorando as funções e a aparência do corpo humano. Seja qual for o tipo de cirurgia plástica que se procure, um dos fatores mais importantes para o sucesso está na escolha do cirurgião. Abaixo, alguns passos para encontrar esse profissional qualificado.
PASSO 1: Levantamento de nomes
Para encontrar o seu cirurgião, a primeira etapa é elaborar uma lista de bons candidatos. Eles estão espalhados por todo o país, já que o Brasil é hoje uma das melhores escolas do mundo em cirurgia plástica. Para encontrá-los conte com a ajuda de amigos ou conhecidos que já passaram por cirurgias; da recomendação do seu médico de confiança; de outros profissionais de saúde; nos serviços de credenciamento dos hospitais e planos de saúde bem conceituados; consultando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
PASSO 2: Verificação das credenciais
Todo paciente tem direito a checar as credenciais dos médicos. Muito embora boas referências curriculares não sejam garantia para o sucesso de uma intervenção, elas com certeza aumentam e muito a percentagem de sucesso do profissional. A formação específica em cirurgia plástica é essencial. O título de Especialista em cirurgia plástica só é outorgado quando o médico, graduado por uma faculdade de medicina reconhecida, completa no mínimo mais cinco anos de residência médica regular, sendo dois em Cirurgia Geral e três em Cirurgia Plástica. É bom saber se o profissional escolhido está credenciado para tal procedimento em hospitais de boa reputação. Outra opção é saber se o médico faz parte da sociedade profissional da sua região – elas mantêm cursos de aprimoramento científico dentro de princípios éticos obrigatórios.
PASSO 3: A consulta
Visite o cirurgião escolhido para uma consulta inicial. Faça isso com outros profissionais selecionados, assim você poderá comparar suas personalidades, opiniões, condutas, honorários e a maneira como eles vão responder as suas perguntas e explicar os riscos envolvidos. Levar tópicos importantes anotados pode ser uma boa maneira de esclarecer as suas dúvidas.
PASSO 4: Decisão
Se você levantou o nome do seu cirurgião por meio de fontes boas e confiáveis, checou adequadamente suas credenciais, está satisfeito com a consulta inicial, e tem expectativas realistas e equilibradas sobre o procedimento, existem chances muito boas de você sentir-se feliz e realizado com sua opção.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para cada cirurgia, um nome apropriado
Os procedimentos cirúrgicos na área da cirurgia plástica têm um nome específico para cada tipo de intervenção. Conheça um pouco mais sobre esses nomes diferentes.
Na face:
Blefaroplastia – Correção das pálpebras.
* Otoplastia ? Para ?orelhas de abano?.
v Queiloplastia – Preenchimento dos lábios.
* Rinoplastia – Correção do perfil do nariz.
* Rididectomia ? Para flacidez da face e pescoço.
No corpo:
* Mamoplastia – Aumento, redução, suspensão da mama.
* Abdominoplastia – Correção de abdome flácido e volumoso.
* Gluteoplastia – Aumento, redução, suspensão dos glúteos.