Combate ao tabagismo passa pela restrição da publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu inicio a uma consulta pública, que se estenderá até o dia 31 de março, sobre novas regras para a comercialização de derivados do tabaco.

O órgão apresentou uma proposta de resolução, aberta a sugestões, que, em resumo, proíbe o uso de aditivos como açúcares, aromatizantes, especiarias ou estimulantes em produtos derivados do tabaco, restringe a exposição destes produtos às tabacarias e obriga a impressão da frase “Tabagismo é doença. Você tem direito a tratamento – Disque Saúde 0800-61-1997” nas embalagens.

Para Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, também é preciso atuar sobre os chamados pontos de venda móveis – as festas e eventos sociais, além da frequente a exposição das marcas durante eventos esportivos.

O jovem tem o primeiro contato com o cigarro cada vez mais cedo. No Brasil, o consumo se inicia em média aos 15 anos, mas a experimentação costuma ocorrer entre 12 e 13 anos.

Nesse sentido, investir nas políticas de prevenção é fundamental. Desde restrição a publicidade até programas de saúde para a população, incluindo projetos específicos para os jovens.

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