Começou ontem e vai até domingo a ” Semana Nacional de Incentivo à Saúde da Mama”, que alerta sobre a importância do auto-exame e do diagnóstico precoce do câncer da mama. Um tumor mamário diagnosticado em sua fase inicial tem 90% de chances de cura. Em diagnósticos tardios, o percentual cai para 10%. É com base em dados como esses que a Sociedade Brasileira de Mastologia promove, pelo quarto ano consecutivo, a Semana Nacional que esclarecerá as mulheres sobre a importância da prevenção.
No Paraná, a campanha é coordenada pela regional pesidida pelo médico José Clemente Linhares e tem o apoio da Associação das Amigas da Mama, entidade sem fins lucrativos que apóia as mulheres vítimas do câncer de mama. As voluntárias vão distribuir material educativo em shopping centers, feiras e parques, levando conscientização às mulheres paranaenses e a importância do auto-exame e da realização periódica da mamografia.
Amanhã, ás 9h haverá palestra no Colégio São José direcionada aos estudantes do curso técnico em enfermagem. Às 14h, distribuição de material explicativo no Shopping Crystal e, às 16h, apresentação do programa estadual de combate ao câncer no auditório da Polícia Militar.
Segundo o médico oncologista Vinícius Budel informou que a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou os postos de saúde para o exame da mama. Ele explicou que é feito através do modelo Gail ,que é uma avaliação informativa e estatística que ajuda a mulher a conhecer seu risco relativo para câncer de mama. As mulheres com fatores de risco mais elevados serão assistidas antes. A Secretaria também possui um site para o diagnóstico precoce é o Portal da Mama – www.saude.pr.gov.br.