Cheiro das fezes leva ao foco da infecção

Vírus, bactérias e parasitas costumam causar diarréia em crianças e adultos. A partir da análise do cheiro das fezes de pacientes infectados, cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, desenvolverem um novo método para detectar a assinatura química de cada tipo de infecção. O procedimento, que produz resultados em uma hora, foi divulgado pela revista Nature.

A velocidade de análise – os exames tradicionais demoram alguns dias para ficarem prontos – pode ser decisiva em casos de doenças graves, como cólera ou febre tifóide. A desidratação provocada por infecções chega a matar dois milhões de pessoas por ano nos países em desenvolvimento.

A técnica desenvolvida na Inglaterra é baseada em odores eliminados pelas fezes do doente. As amostras são colocadas em um equipamento que identifica quais as substâncias químicas presentes nos gases coletados. Infecções provocadas por rotavírus, por exemplo, apresentam um tipo característico de substâncias químicas. O mesmo ocorre com as bactérias que causam intoxicação alimentar ou inflamação do cólon. Apesar da eficiência, o preço do equipamento usado para identificar as assinaturas químicas da diarréia ainda é bastante alto, cerca de US$ 19 mil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo