Cemitérios terão normas de higiene para funerais

Cemitérios de toda a capital paulista terão, pela primeira vez no Brasil, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, normas de higiene para atividades funerárias a ser publicadas nos próximos dias. Medidas de prevenção, controle e vigilância dos riscos à saúde dos trabalhadores e da população em relação às atividades funerárias de todo o Estado de São Paulo foram determinadas pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado (CVS).

Os novos parâmetros para o funcionamento dos serviços que realizam os trabalhos de somatoconservação, envolvendo o embalsamento, formolização e a tanatopraxia (higienização, maquiagem e conservação de cadáveres por meio da injeção de líquidos). Estes estabelecimentos somente poderão funcionar mediante autorização da Vigilância Sanitária de sua área de jurisdição.

Pela norma, os cemitérios deverão, também, elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, baseado nos resíduos gerados e de acordo com resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, e do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama.

O principal destaque da norma são as medidas de proteção aos trabalhadores do setor, que estão expostos à produtos químicos tóxicos, afirma a secretaria. Além de definir os parâmetros relacionados à edificação, instrumentos e equipamentos utilizados na técnica, a norma especifica, também, questões relativas ao armazenamento e à manipulação dos produtos químicos. Também foram definidos padrões de controle para segurança do ar ambiente relacionados aos sistemas de ventilação e exaustão. As informações são do Jornal da Tarde.

AE

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo