A ansiedade e os transtornos depressivos podem ser a causa de fortes dores de cabeça matinais, segundo um estudo, do qual participaram cerca de 19 mil pessoas com mais de 15 anos, realizado na Universidade de Stanford, na Califórnia.

A pesquisa, dirigida por Maurice Ohayon, da Escola de Medicina de Stanford, descobriu que existe uma forte relação entre as cefaléias matinais e certos distúrbios de origem psicológica. Essa relação é tão grande que especialistas pensam poder considerar a cefaléia matinal como bom indicador desses distúrbios psíquicos.

No total, 18.980 pessoas de cinco nações européias (Itália, Alemanha, Espanha, Grã-Bretanha e Portugal) responderam a questionários telefônicos sobre a cefaléia matinal crônica, cujas perguntas incluíam também a presença de distúrbios clínicos, a tendência ao uso de substâncias psicoativas, distúrbios do sono ou psicológicos.

A mais forte associação com a dor de cabeça matinal, que afeta uma pessoa de cada 13 da população em geral, surgiu justamente com os distúrbios de ansiedade e depressão.

O estudo indicou também que 1,3% dos participantes sofre de cefaléia pela manhã de forma cotidiana, 4,4% sofrem com freqüência e 1,9%, de vez em quando.

continua após a publicidade

continua após a publicidade