Candidíase é uma doença do verão

Os cuidados com a higiene pessoal feminina devem ser redobrados nesta época do ano, a fim de se evitar o aparecimento da candidíase.

É que o aumento da temperatura causa uma alteração da acidez na vagina e a redução dos bacilos de defesa da flora de proteção, facilitando a proliferação do fungo candida albicans, causador da doença.

Inchaço, cocheira, inflamação vaginal e secreção esbranquiçada e densa são os principais sintomas da candidíase.

O mastologista e ginecologista Jean Francisco explica que a higiene é primordial porque todas as mulheres possuem o fungo, mas ele se manifesta somente quando acontece variação da acidez. “Estresse, calor excessivo, uso de roupas úmidas, calça muito apertada e o uso de absorventes diários podem elevar o temperatura na região, ocasionando a contaminação” comenta.

A recomendação é para que as mulheres deem preferência aos sabonetes de neutros e usem roupas de tecidos leves, como o algodão. É bom lembrar que a transmissão também ocorre por meio da relação sexual sem o uso de preservativo. Outras doenças, como HPV, problemas de tireóide e diabetes, entre outras mudam a acidez vaginal, promovendo o surgimento dos fungos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo