No Brasil, a chance de um homem ter câncer no estômago é 60% maior do que uma mulher. A revelação é do Dr. Joaquim Gama-Rodrigues, médico diretor da Divisão de Clínica Cirúrgica II do Hospital das Clínicas, e será discutida no maior encontro de especialistas no assunto já feito no Brasil ? o Gastrão 2003.
Gama-Rodrigues, que é professor titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da USP, explica porque os homens são mais predispostos à doença: “Geralmente, os homens fumam e consomem bebidas alcoólicas muito mais do que as mulheres. Além disso, fica a cargo deles o trabalho mais pesado, que envolve a manipulação de substâncias químicas e resíduos industriais nocivos à saúde.”
O consumo de alimentos não conservados pelo frio e de embutidos, como salames, presuntos e lingüiças (ricos em nitritos e nitratos), é outro fator que contribui para o aparecimento da doença. “O consumo de alimentos ricos em vitamina C e E, como frutas cítricas e o peixe, promovem a defesa que o organismo necessita para se proteger contra o câncer”, completa o médico.
O sal, em dose alta, é mesmo um veneno. Tanto é que o consumo de carnes e peixes salgados secos predispõe à moléstia. Os conservantes e corantes são outros vilões a sentar no banco dos réus do Gastrão 2003. A alternativa do congelamento ou da refrigeração, ensina o especialista, além de não alterar o sabor dos alimentos, mantém com muito mais vantagem as suas características do que a utilização de produtos artificiais. O risco de contaminação biológica também é menor na preservação alimentar pelo frio.
Ainda segundo o Dr. Gama-Rodrigues, para cada grupo de 100 mil pessoas surgem, por ano, de 16 a 20 novos casos de câncer no estômago. “A informação é válida para a região Sudeste do país, mas nos outros Estados a incidência da doença não varia muito”, esclarece ele.
Em 2002, só no Hospital das Clínicas de São Paulo, foram internadas cerca de 80 pessoas com câncer no estômago. “Devido à gravidade da doença, não medimos esforços para atender o maior número de pessoas possível”, finaliza o Prof. Dr. Joaquim Gama-Rodrigues.
SERVIÇO: Gastrão ? De 2 a 4 de julho, acontecerá em São Paulo o mais importante encontro médico da América Latina sobre o Aparelho Digestivo ? o Gastrão, que completa 30 anos e é organizado pelos professores da USP e médicos do Hospital das Clínicas. Cerca de mil participantes, do Brasil e do exterior, apresentarão e discutirão as novidades sobre o conjunto de doenças que estão entre as que mais afetam os brasileiros. Em paralelo, acontecerá o Curso Internacional de Endoscopia Terapêutica (30 de junho e 1º de julho), e cursos práticos: Cirurgia Laparoscópica e de Suturas Mecânicas; Curso de Endoscopia ? destinado a Enfermeiras e Auxiliares de Enfermagem ? e a Jornada Paulista de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal.