Os homens também podem ter câncer de mama. Porém a incidência é pequena. Representa cerca de 1% de todos os tipos de câncer que costumam aparecer nos homens.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Paraná, José Clemente Linhares, é preciso ficar atento ao problema, já que o diagnóstico precoce aumenta chances de cura. Os sintomas que costumam denunciar a doença são o aparecimento de nódulos, ferida no bico do seio ou ainda o vazamento de líquidos. Linhares diz que muita gente acaba descobrindo o problema quando ele já está um pouco avançado. As chances de cura diminuem na medida que a patologia avança.

Linhares recomenda o auto-exame também para os homens. Diz que todos devem estar atentos ao corpo. Ao menor sinal de alterações, um médico deve ser procurado. O tratamento para os homens é igual aos das mulheres, inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Linhares diz que a maioria dos homens pensa que o problema só ocorre com mulheres, ficando surpresos com o diagnóstico. Mas depois encaram a situação sem problema. O único inconveniente, que não chega a ser um problema, é que eles precisam esperar pela consulta junto com as mulheres, que são a grande maioria. Por ano, aparecem cerca de quatrocentas mulheres com o problema. Em toda a história do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, quarenta casos com homens foram atendidos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade