Campanha estimulará adolescentes a praticar exercícios físicos

Mais de 25 mil médicos vão receber neste mês material da campanha “Curtir a Vida na Dose Certa que pretende informar adolescentes do sexo feminino sobre os benefícios da prática de atividade física, entre outros cuidados com o corpo. A campanha parte do princípio de que os exercícios físicos são extremamente importantes na adolescência, pois, além de proporcionar uma série de benefícios para a saúde, promovem a socialização. Patrocinada pela Libbs Farmacêutica, a iniciativa tem abrangência nacional e pretende atingir as adolescentes por meio do seu médico ginecologista.

Segundo o Dr. Achilles Machado Cruz, médico ginecologista e obstetra, cirurgião do Hospital Alvorada, “as atividades físicas estimulam o convívio em grupo entre os adolescentes. Ao freqüentar uma academia, por exemplo, o jovem acaba fazendo amizades e cria um vínculo mais forte com o exercício. Além disso, com o passar do tempo, a atividade física traz vários benefícios para a saúde, como reforço da capacidade cardio-respiratória e imunológica, previne doenças cardiovasculares, osteoporose e até câncer.”

Outro benefício muito importante que a atividade física traz é o controle da obesidade, que segundo a Organização Pan-Americana da Saúde cresceu 240% nos últimos 20 anos, entre os adolescentes. “A prática de exercícios físicos, juntamente com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, é sem dúvida o caminho mais seguro para o emagrecimento”, declara Dr. Achilles Cruz.

Os folhetos da campanha também orientam as jovens em relação à contracepção. O médico afirma que “a pílula, se utilizada corretamente, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existem”. Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a pílula pode ser administrada a partir da primeira menstruação. O médico explica que “ela evita a gravidez precoce, que em grande parte ocorre nos primeiros dois anos após a primeira menstruação. E hoje em dia as adolescentes têm à disposição opções de métodos anticoncepcionais mais adequados a seu perfil, como a pílula de ultra-baixa dose que oferece mínimos efeitos colaterais, evitando a gravidez com mais conforto e segurança”.

Mais informações sobre cuidados com o corpo e contracepção, podem ser encontradas no site Saber Mulher (www.sabermulher.com.br).

Veja abaixo algumas dicas para exercitar-se melhor:


Alongamento

O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade do atleta.

Aquecimento

Ele tem papel fundamental na malhação. O aquecimento faz com que a temperatura corporal aumente, o que por conseqüência aumenta a força muscular. Ele também otimiza a coordenação neuromuscular. Para se ter uma idéia, em cada grau corporal aumentado, o metabolismo celular aumenta e isso resulta em uma liberação mais rápida de oxigênio do sangue para os músculos.

As roupas

É fundamental que sejam leves, flexíveis e confortáveis para facilitar o exercício. Use roupas de acordo com a temperatura. Não esqueça de usar meias apropriadas a cada tipo de exercício, para prevenir a formação de bolhas. Um tênis com amortecedor é muito importante para que não ocorram lesões nas articulações. Em caso de esportes aquáticos, não fique com maiô molhado por muito tempo e use touca.

O banho após os exercícios

Ele deve ser iniciado 10 ou 15 minutos após o término dos exercícios, não antes disso, para que o processo de sudorese termine. Tome uma ducha morna, para relaxamento dos músculos.

A hidratação

Melhor do que só hidratar o corpo, é também repor os sais minerais perdidos durante a malhação. A água é a bebida que mais agrada na reposição líquida, mas sucos, água de coco e isotônicos também podem servir como ótimos aliados na reidratação. Não importa qual dessas bebidas, o importante é bebê-las durante e após os exercícios.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo