A campanha de vacinação contra a raiva, suspensa desde 2010, quando animais morreram após receber a imunização, finalmente será retomada na capital, de 21 de maio a 3 de junho. A Secretaria de Estadual da Saúde informou ontem que, em março, repassou 390 mil doses da vacina para o município, responsável pela organização da campanha. Em janeiro, contudo, quando o Jornal da tarde noticiou o reaparecimento da doença em um animal doméstico da cidade, o Ministério da Saúde havia informado que 1,2 milhão de doses seriam destinadas à capital em 2012.
Para cumprir a meta estipulada para a cidade, o Ministério informou ontem que novos lotes devem ser encaminhados no segundo semestre, porém ainda não há datas definidas. A situação é parecida no Estado de São Paulo. A expectativa do Ministério é repassar, até o fim do ano, 7,5 milhões de doses.
Mas a Secretaria Estadual da Saúde só recebeu, entre janeiro e fevereiro, 3,8 milhões. Desse total é que saíram as doses encaminhadas para a campanha no município. Em 2011 não houve campanhas porque o Ministério da Saúde não chegou a distribuir as vacinas para o Estado.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a demanda total para o Estado seria de 8 milhões de doses. Como o repasse foi menor, a Pasta definiu 81 municípios prioritários – entre eles a capital – para receber as vacinas. A Secretaria informou ainda que deve ampliar o repasse para os municípios caso receba novos lotes do Ministério. As informações são do Jornal da Tarde.
AE