Médico Luiz Carlos Pereira examina paciente. |
A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná participam hoje, das 9h às 15h, da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Profissionais especializados estarão à disposição da população para fazer exames de prevenção e prestar esclarecimentos.
No Brasil, são diagnosticados mais de 100 mil novos casos de câncer da pele por ano. “A melhor maneira de prevenir é examinar regularmente a pele, protegendo-se desde a infância dos raios solares, principalmente os UVA e UVB, por meio do uso de roupas adequadas e filtros solares, e evitar a radiação solar das 9 às 17h”, recomenda o médico Luiz Carlos Pereira, chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa.
Luiz Pereira explica que os sinais precoces da doença aparecem como um crescimento na pele de nódulos, placas avermelhadas, escamas com pouca sintomatogia, pintas pretas ou acastanhadas que mudam sua cor e textura, tornam-se irregular nas bordas e crescem de tamanho, ou feridas que não cicatrizam e continuam a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento. A doença é tratada com cirurgia e radioterapia. “Atualmente, 92% dos casos de câncer da pele têm cura, desde que diagnosticados a tempo”, diz o médico.