VIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos tem semana dedicada à conscientização sobre a importância do tema ?Vida é para doar e para receber?. Sob esse slogan a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) promove a VIII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos. Em comemoração ao dia 27 de setembro, o Dia Nacional do Doador de Órgãos, a entidade promove a conscientização do tema durante toda a semana.
A doação de órgãos e tecidos é um assunto para ser discutido em família. ?Avise sua família que você quer ser um doador de órgãos. Ela é a única que pode autorizar a doação dos órgãos de um ente falecido?, alerta dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, presidente da ABTO e nefrologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. E é justamente esse um dos intuitos da campanha: esclarecer para a população como funciona o processo de doação de órgãos e a importância desse procedimento para os cerca de 60 mil pacientes que esperam pelo transplante de um órgão ou tecido em todo o Brasil.
No site da entidade é possível encontrar o layout de todo o material de divulgação da campanha. São adesivos, bonés, camisetas, cartazes e take-one que podem ser reproduzidos por todos aqueles que tiverem interesse em difundir a campanha, sejam hospitais, centros de saúde, escolas, ONGs ou pessoas físicas.