Para conseguir um bom resultado no tratamento dentário, escolher um dentista habilitado é o primeiro passo. Para saber se o seu dentista é de confiança, um bom começo é pedir referências para as pessoas em quem você confia: seus amigos, membros de sua família, conhecidos, colegas de trabalho ou o médico da família. Pergunte a eles com quais dentistas eles fazem tratamento dentário (clínico geral ou especialista), há quanto tempo tratam com esse profissional e como é o relacionamento que mantêm. É importante que você escolha um dentista com quem você se sinta bem. Outras opções são ligar para uma associação da classe e solicitar uma lista dos profissionais recomendáveis. Outra boa opção é fazer uma busca na internet. A cada dia aumenta o número de dentistas que têm sites onde explicam seus métodos de tratamento. Mesmo que ele tenha toda a sua atividade detalhada no site, sempre é bom verificar na entidade de classe a sua especialização.

continua após a publicidade

Conheça a especialidade do dentista que vai resolver o seu problema

Os profissionais com formação geral são treinados para fazer todo tipo de tratamento e podem, se for preciso, indicar um dos especialistas relacionados abaixo:

– Odontopediatra: especializado no atendimento de crianças.

– Endodontista: diagnostica e trata de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares (muitos dentistas gerais também fazem tratamentos de canal).

continua após a publicidade

– Protesista: especializado na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais, conhecidas como dentaduras.

– Patologista bucal: usa procedimentos laboratoriais para diagnosticar doenças bucais.

continua após a publicidade

– Cirurgião buço-maxilo-facial: remove cistos, tumores e dentes. É preparado para corrigir fraturas ou outros problemas que exijam tratamento cirúrgico. Esses profissionais também usam métodos de cirurgia plástica para eliminar ou reduzir problemas do maxilar e da face.

– Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos.

– Periodontista: especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da gengiva.