Brasileiros com psoríase já podem ser tratados com medicamento biológico

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de Remicade (infliximabe), para o tratamento de pacientes com psoríase (de moderada a grave, em placas). Remicade já está no mercado brasileiro desde 2.001, aprovado para a artrite reumatóide, doença de Crohn e espondilite anquilosante.

Remicade é um medicamento biológico, disponível comercialmente no Brasil para o tratamento da psoríase. Seu maior benefício é a rápida ação, com redução significativa das lesões da pele e melhora da qualidade de vida após uma ou duas aplicações do produto. A melhora é mantida a longo prazo, com a manutenção do tratamento.

A psoríase é uma doença dermatológica, auto-imune e crônica, que atinge entre 2% e 4% da população mundial. Segundo dados da Associação Brasileira de Estudos e Assistência às Pessoas com Psoríase, a enfermidade atinge 190 milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma doença grave e de difícil controle. A psoríase apresenta-se como placas avermelhadas e descamativas sendo, por estes aspectos estigmatizante, o que leva a pessoa a ter problemas de convívio social. As regiões do corpo mais afetadas pela doença são os joelhos, cotovelos e região lombar.

Não se sabe a causa da psoríase, mas seu aparecimento está ligado à herança genética e a um determinado gatilho, que pode ser de origem ambiental ou psicológica. A psoríase atinge indiscriminadamente homens e mulheres, principalmente com idades entre 20 e 35 anos.

Artrite Psoriática

Remicade também foi aprovado pela ANVISA para o tratamento da artrite psoriática. A artrite psoriática também é uma doença auto-imune, crônica, que afeta a pele e as articulações dos pacientes. Atinge de 0,5% a 2% da população mundial. A artrite psoriática surge geralmente após os 30 anos de idade, sem prevalência por sexo. O paciente apresenta os sintomas da artrite (dores, inchaço e inflamação nas articulações) e da psoríase (placas avermelhadas na pele, com descamação). Remicade já está aprovado pela União Européia (EMEA) e pela FDA dos Estados Unidos, para o tratamento da artrite psoriática.

Remicade (infliximabe) é um medicamento biológico, que atua diretamente no bloqueio da substância chave do processo inflamatório, responsável pela progressão da psoríase e da artrite psoriática: a citocina TNF-α (Fator de Necrose Tumoral). O bloqueio específico desta citocina favorece a inibição de todo o processo inflamatório, proporcionando melhora das lesões na pele, alívio dos sintomas, impedindo a destruição óssea e de articulações e conseqüentemente uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes.

A citocina TNF também se apresenta muito aumentada em outras doenças auto-imunes e crônicas, para as quais Remicade já é utilizado: a artrite reumatóide, a doença de Crohn (doença inflamatória intestinal) e a espondilite anquilosante (doença que atinge as articulações da região do quadril).

Estudos mostram que o uso de Remicade proporciona melhora clínica importante nas lesões de pele provocadas pela psoríase. O estudo multicêntrico SPIRIT (Infliximab Induction Therapy in Plaque-type Psoriasis), realizado em 24 centros dos Estados Unidos, com 249 pacientes, mostrou que 88% dos envolvidos atingiram melhora de no mínimo 75% da área de pele comprometida pela doença, após três aplicações do produto (semana 10). 

Para a artrite psoriática, o uso de Remicade também demonstra eficácia. O estudo IMPACT 1, realizado em nove centros dos EUA, Canadá e Europa, com 104 pacientes, mostrou que 68% dos envolvidos apresentaram melhora significativa nos sintomas e lesões.

O medicamento tem aplicação endovenosa (tratamento assistido ambulatorial) e para as duas doenças recomenda-se o uso de 5 miligramas de infliximabe por quilo de peso, em cada aplicação. O tratamento é iniciado com três aplicações (nas semanas zero, 2 e 6) e, posteriormente, realiza-se uma manutenção com infusões de oito em oito semanas. Remicade apresenta rápida e significativa melhora dos sinais e sintomas, é seguro e bem tolerado.

Remicade (infliximabe) já está aprovado em 72 países, sendo o agente biológico com a maior experiência mundial. Já foram tratados com infliximabe 634 mil pacientes em todo o mundo, portadores de artrite reumatóide, doença de Crohn, espondilite anquilosante e artrite psoriática.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo