O simples ato de tomar água diariamente pode mudar a vida para melhor, embora muitas pessoas ainda se esqueçam de manter este hábito. A hidratação previne doenças, transporta nutrientes, elimina toxinas, aumenta a circulação cerebral e ajuda na produção de energias, entre outros benefícios.
De acordo com o urologista Dilermando Neto, a ingestão de água contribui para o bom funcionamento do organismo, atuando de maneira completa, em todas as áreas do corpo.
Os benefícios são inúmeros, entre eles, a diminuição do ressecamento de olhos e tecidos das vias aéreas; a melhora no aproveitamento de vitaminas e sais minerais, prevenindo cãibras, dormências, perdas de força muscular, problemas ósseos e dentais; evita a formação de cálculos renais e melhora o hábito intestinal, evitando a constipação.
Pesquisas evidenciam que muitos tratamentos com medicações orais não alcançam o devido sucesso devido à baixa ingestão de água, por parte do paciente. Isso se deveria tanto à má circulação da substância pelo corpo, quanto à má absorção pelo intestino.
O médico orienta que para manter-se bem hidratado é preciso beber um copo de 200 ml de água por hora em que se está acordado. “Independente da sede, a ingestão deve ser constante e rigorosa”, ressalta.