O Paraná vacinou 990 mil crianças de 0 a 4 anos, no último sábado, primeiro dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação. Ao todo, 596 mil doses contra a poliomielite e 394 mil da tríplice viral (VTV) foram aplicadas em todo o Estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o dia 3 de setembro, último dia de vacinação, a meta de 900 mil crianças vacinadas contra a pólio e a de 735 mil contra o sarampo, coqueluche e rubéola deve ser atingida. O balanço inicial foi divulgado ontem. “Acreditamos que tudo ocorra normalmente. Nem todo mundo compareceu no primeiro dia por ser uma campanha que dura duas semanas. É comum que as metas ainda não tenham sido atingidas”, explicou a chefe de Divisão de Doenças Imunoprevisíveis da Sesa, Miriam Woiski. Segundo a Sesa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a vacinação contra a pólio e o sarampo atingiu, respectivamente, 69,6% e 53% das crianças.

Em Curitiba, foram distribuídas 140 mil doses. Setenta e nove mil crianças tomaram a antipólio (58,4%) e 61 mil a VTV (55,8%). A previsão é de que 136 mil doses contra a poliomielite e 109 mil contra o sarampo sejam aplicadas. “A estratégia é permanecer divulgando a ação, para que 100% das crianças do Estado não corram risco de adquirir as doenças que já são controladas”, completou Miriam.

Karen Luhm, diretora de epidemiologia da secretaria municipal e coordenadora da campanha em Curitiba, também acredita que até o final da campanha a meta seja alcançada. Ela destaca que, para um único dia, o volume de vacinações na capital foi enorme. “O prazo é maior e não podemos deixar de alertar a população para a importância da vacinação. A campanha tem um período maior por determinação do Ministério da Saúde (MS), e muita gente acaba deixando para vacinar os filhos no final do prazo”, diz.

A vacinação se estende por duas semanas e pode ser realizada em qualquer posto de saúde do Estado. Os pais devem apresentar a carteira de vacinação. As crianças de 0 a 4 anos receberão a vacina contra a poliomielite, e a tríplice viral será aplicada nas crianças de 1 a 4 anos. O horário de atendimento nos postos vai das 8h às 17h.

continua após a publicidade

continua após a publicidade