Baixas temperaturas exigem tratamentos para manter a pele saudável

Quando o assunto é cuidados com a pele, todo mundo aponta o sol, o verão, a praia como principais vilões. Entretanto, os dias mais frios também são prejudiciais e, mesmo que não pareçam, os raios solares no inverno continuam sendo nocivos à pele. “O inverno é um período muito complicado, pois a temperatura reduzida e a baixa umidade do ar colaboram para o ressecamento e descamação da pele e para o aparecimento de dermatites e alergias típicas desta estação do ano”, explica Dra. Ivone Isabel Moser, coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional do Grupo CBES.

Para agravar a situação, nos dias mais frios as pessoas tomam banhos muito quentes, bebem pouca água e usam o ar-condicionado com mais freqüência. Isso diminui a barreira de proteção da pele, favorecendo o aparecimento de irritações, coceira e inflamação. A pele pode ainda ficar áspera e descamar devido à falta de hidratação e uso de sabonetes inadequados. “Muitos esquecem também que o sol do inverno é tão agressivo quanto o do verão e exige o uso diário de filtro solar nas áreas expostas”, salienta a especialista. A exposição ao sol no horário das 10h00 às 16h00, seja no calor ou no frio, causa envelhecimento precoce, rugas, descamação e, em casos mais extremos, câncer de pele.

Quem mais sofre com o tempo frio são, principalmente, as mulheres e pessoas mais velhas, pois apresentam pele mais fina e sensível à descamação. “As pessoas de pele clara também apresentam grandes complicações, pois pequenos vasos ficam visíveis no rosto, deixando-o vermelho, sensível, e, muitas vezes, produzindo a sensação de queimação”, comenta Dra. Ivone.

Tratar os problemas de pele decorrentes do inverno é, geralmente, bastante simples, mas a prevenção continua sendo a melhor escolha. “Além de ser ainda mais fácil que o tratamento, o cuidado contínuo garante a saúde que é refletida em uma pele mais jovem e bonita”, observa. A principal orientação é beber muita água e usar diariamente hidratante de qualidade e filtro solar adequado para cada tipo de pele.

Peeling e drenagem

O inverno é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, como peeling ou hidratação. “Com o clima mais frio, os pacientes diminuem a exposição ao sol, permitindo melhores resultados para os tratamentos e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados”, explica a diretora do curso de Estética Facial e Corporal do Centro de Educação Profissional Martinus, Marilise Pinheiro da Cunha.

Entre as técnicas mais procuradas está a hidratação, que combate exatamente os maiores problemas de pele no inverno: a descamação e o ressecamento. “A principal vantagem é que a hidratação repõe apenas o que a pele precisa sem aumentar, por exemplo, a oleosidade para quem já tem esse problema”, observa a professora. E o tratamento ainda pode ser realizado junto com a limpeza de pele convencional.

A drenagem linfática é bastante indicada para ser feita logo após uma cirurgia plástica, geralmente, 48 horas depois do procedimento. A drenagem linfática promove a eliminação do líquido com movimentos ondulatórios bem suaves, fazendo um efeito de retirada do edema, ou seja, do inchaço no local. “Como na cirurgia há cortes no tecido, o líquido intersticial extravasa o tecido da pele. A drenagem promove uma regeneração do tecido e ajudar na cicatrização da área”, explica a professora Marilise. “Em uma lipoaspiração, por exemplo, você fica dolorida, anda pesada, quase como um robô. A drenagem faz a eliminação desse líquido. Também contribui para a sensação de alívio e conforto e ajuda na formação de colágeno na pele”, completa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo