A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí está alerta. O número de casos de diarréia, na cidade, aumentou. De uma média de 60 casos por semana, atualmente registra-se 120, no mesmo período. A coordenação do Setor de Epidemiologia afirma que há cerca de 20 dias esse acréscimo está sendo percebedido. Como o Rotavírus se trata de uma doença ?passageira?, a expectativa era que o número de casos diminuísse. O que não aconteceu. ?Para nós já se tornou surto, pois dobrou o número de casos?, afirma a coordenadora Edna da Silva.
Segundo Edna, a Coordenação de Epidemiologia é responsável por monitorar a diarréia. No entanto, a maioria das pessoas que é atendida com esse sintoma apresenta o rotavírus. ?Em 42% dos casos da doença tratam-se de crianças de 1 a 4 anos?, explica. Muitos dos atendimentos dos casos de rotavírus, 71%, são atendidos no único Pronto Atendimento 24 horas de Paranavaí, no Jardim Canadá. Porém, de acordo com a coordenadora de Epidemiologia do municipío, a Secretaria de Saúde já alertou todas as unidades de saúde e equipes do Programa Saúde da Família. ?O município está alerta. Esta semana a secretária de saúde já alertou a todos quanto à existência do surto. A equipe está pronta para atender?, garante Edna.
Como explica a profissional, a infectividade do Rotavírus é muito alta, o que faz com que a doença se espalhe rapidamente e atinja todas as pessoas em contato com um primeiro doente. ?Os sintomas que podem aparecer são vômito, diarréia, febre, mas a grande preocupação deve ser quanto à desidratação que acontece muito rápido?, alerta Edna. Ainda segundo ela, a orientação é que quando a criança apresentar os sintomas, principalmente a diarréia, o ideal é que os pais tentem controlar em casa, com o soro caseiro. Não passando os sintomas a orientação médica deve ser procurada. O internamento deve ser o último recurso.
Sobre a prevenção, a coordenadora de Epidemiologia de Paranavaí afirma que pode ser feita por medidas simples como tomar apenas água tratada; lavar os alimentos antes de consumí-los; cuidar da própria higiene; e não andar descalço.
O número de casos repassados pela Secretaria de Saúde de Paranavaí está bastante distante dos dados estaduais. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirma apenas 86 casos de rotavírus notificados em todo o Paraná, neste ano.
No mundo ocorrem cerca de 125 milhões de episódios diarréicos provocados por Rotavírus, causando cerca de 800 mil mortes por ano Estima-se que no Brasil, a taxa média de diarréia em crianças menores de três anos de idades seja em média 2,5 episódios por criança/anos, dos quais 10% (0,25%) se associam ao Rotavírus.