Atividades extras na escola devem ter acompanhamento dos pais

Fazer uma atividade extra é quase uma regra para as crianças hoje. A maioria delas, e também dos pais, procura uma atividade que complemente os estudos ou que possibilite a prática de algum esporte. Mas, existe idade certa para a criança administrar mais uma responsabilidade?

Segundo o coordenador de atividades extracurriculares do Colégio Martinus Centro, Celso Moletta Junior, não há uma idade específica para que a criança inicie alguma atividade fora da escola. ?A criança tem de estar satisfeita com o que está fazendo?. O Colégio Martinus possibilita aos alunos dez atividades extras, como futsal, balé, pintura em tela e teatro e a aceitação é alta. As turmas de aulas de esporte e dança são divididas e trabalhadas conforme a idade dos participantes.

Outra questão importante é evitar a sobrecarga de atividades, para que a criança também disponha de tempo livre para lazer e descanso. ?Quando extrapolam os limites a atividade pode ser prejudicial. Cada criança é um caso, então, os pais precisam observar essa característica e nunca impor. Tudo que é forçado fica chato e maçante para a criança?, ressalta o professor Celso.

É recomendado que os pais, na medida do possível, acompanhem essas atividades extras. ?Em nenhum momento deve obrigar o filho ou exigir demais. A crítica excessiva faz com que a criança perca o interesse pela atividade?, orienta a professora de balé do Colégio Martinus Centro, Paula Vianna Penso. A professora também trabalha a dança conforme a idade dos alunos. ?Para os pequenos, trabalhamos com musicalização e conhecimento corporal, já a partir da 1ª série, começamos os passos e coreografias?.

As atividades extracurriculares – além de não sobrecarregarem a criança – devem estar em sintonia com a metodologia utilizada pelo colégio. ?Apesar de o balé ter uma característica rígida, busco adaptar para a metodologia de autonomia e mediação que utilizamos. Deixo os alunos a vontade para aprenderem conforme o ritmo?, explica a professora. ?Toda atividade esportiva, artística e cultural é importante. Os pais devem incentivar a criança, para que, sem imposição, ela pegue gosto por alguma atividade?, destaca o professor Celso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo