continua após a publicidade

As academias de ginástica tradicionais, aquelas barulhentas, repletas de esteiras e bicicletas ergométricas, eram sempre desmotivantes para a economista Luciana Langowski. Assim, abandonar a malhação, para ela, estava se tornando uma rotina. "Os professores nunca estavam por perto quando surgia alguma dúvida na hora do exercício e esperar a vez para entrar no aparelho me deixava irritada", relata. Há um mês, ela resolveu tentar de novo, e, desta vez, encontrou um local que vem lhe agradando bastante. É uma academia só para mulheres (de todas as idades), um conceito já consagrado no mundo e que se instalou em Curitiba.

A Curves Batel é uma academia diferenciada, trouxe para o Brasil o conceito de malhação express, bastante difundida em outros países. O sucesso do método deve-se à simplicidade com que os exercícios são executados e a utilização de aparelhos projetados exclusivamente para mulheres. Todas seguem a mesma rotina de exercícios, somente a intensidade é que varia de pessoa para pessoa, explica a professora de educação física Cleide Lass, especialista em atividades físicas para a terceira idade. O circuito alterna aparelhos semelhantes aos de musculação (mas com resistência hidráulica) com estações de recuperação, que são plataformas onde a aluna descansa a musculatura para o próximo aparelho, praticando uma atividade aeróbica.

Sem impacto

continua após a publicidade

"O circuito completo leva em torno de meia hora, o que equivale a uma hora e meia de malhação normal nas academias tradicionais", explica Susi Caponi, sócia do empreendimento. Para a agente de viagens Vera Bastos, as características da Curves veio ao encontro do que ela queria. "Eu vivia relutando em entrar em uma academia pela falta de tempo, pela dificuldade em lidar com os exercícios e, até mesmo, pelo constrangimento de me sentir deslocada em um ambiente cheio de gente sarada", declara.

Além da praticidade, as pessoas buscam o novo método para perder peso, fortalecer a musculatura e, até mesmo, para ganhar massa muscular. Durante os trinta minutos, são realizados os componentes de uma série de exercícios considerada completa: aquecimento, exercício aeróbico, fortalecimento muscular, resfriamento e alongamento. As aulas são sempre monitoradas por uma professora de educação física e não há turmas fechadas. "Basta chegar e entrar no circuito, o que é um grande diferencial para quem tem uma vida agitada e não pode prever seus próprios horários", frisa Tamar Kremer, diretora da Curves.

continua após a publicidade

Mesmo quem nunca praticou exercício físico na vida se adapta facilmente ao método. Além disso, ao aderir ao programa, a aluna passa por uma avaliação física que tem um acompanhamento mensal. Cleide Lass também indica o método para mulheres que tenham limitações em decorrência de alguma enfermidade, como osteoporose, doenças cardíacas e reumatismo, entre outras. A animação dos grupos também conta na hora de aderir ao programa, já que, durante a atividade, as alunas brincam, pulam e se divertem bastante. Um autêntico clube para mulheres.