A osteoartrite é a forma mais comum de artrite, acometendo cerca de 1,2 milhão de brasileiros. A doença atinge cartilagens, ligamentos e ossos, provocando deformidades que comprometem a movimentação da pessoa. A doença atinge três vezes mais mulheres do que homens. Embora se acreditasse na doença como uma conseqüência do processo de envelhecimento, hoje a ciência pesquisa outras causas dos distúrbios, como defeitos musculoesqueléticos, defeitos genéticos, obesidade ou mesmo ?excesso de uso?.
Enquanto não se tem como evitar ou curar a osteoartrite, o ortopedista José Eid aponta dez maneiras de proteger as juntas e garantir os movimentos:
1. Tente manter o peso ideal – Quanto mais acima do peso você estiver, mais você estressa suas juntas, especialmente quadril, joelhos, costas e pés.
2. Mexa-se – Os exercícios protegem as juntas ao fortalecer os músculos que as envolvem, mas cuidado com excessos.
3. Cultive uma boa postura – Adotar uma boa postura ao permanecer em pé, sentado ou enquanto está trabalhando ajuda a proteger pescoço, coluna, quadril e joelhos.
4. Equilibre suas atividades – Alterne períodos de atividade com períodos de descanso. Mais uma vez, o exagero pode custar caro à saúde.
5. Preste atenção em seu corpo – Não ignore a dor. Se após se exercitar você sentir uma dor persistente, é sinal de que acabou passando dos limites e estressando as juntas.
6. Nada de ficar parado – Não é porque dói que você deve preferir ficar estático. Mudar de posição regularmente ajuda a diminuir o desconforto de músculos e juntas.
7. Não abuse no fim de semana – Nada de praticar atividades para as quais seu corpo não está preparado. Ao iniciar algo novo, comece devagar até sentir que o corpo está seguro e não reagirá aos abusos.
8. Diga sim aos acessórios ? Sempre é bom usar um equipamento de proteção (tornozeleiras, cotoveleiras) adequado a sua atividade física. Pessoas idosas não devem dispensar o apoio de uma bengala sempre que estiverem com dificuldades de locomoção.
9. Peça ajuda – Não tente fazer tudo sozinho ou carregar volumes pesados sem pedir ajuda de alguém.
10. Busque auxílio médico ? Quando as dores fizerem com que sua qualidade de vida seja prejudicada, busque auxílio especializado e tente novas técnicas de tratamentos para aliviar a dor.
