Apucarana intensifica campanha contra febre amarela

Em função do aumento de casos registrados de febre amarela em todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Vigilância Epidemiológica estão desenvolvendo até o dia 25 de abril, em Apucarana, intensificação (vacinação) de forma seletiva em 100% da população não vacinada nos últimos 10 anos, a partir de 6 meses de idade.

Apucarana, segundo Jonas Batista de Campos, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, está na área de transição para a febre amarela. ?Estamos trabalhando para que a doença não chegue a nossa cidade. A função do nosso departamento é manter erradicada a febre amarela urbana e controlar a silvestre?, destaca Campos. Ele explica que a forma seletiva, adotada para a intensificação se resume ?na vacinação das pessoas que nunca receberam a vacina, aquelas que foram vacinadas há mais de 10 anos e preferencialmente as que se deslocam para as áreas de risco?, completa.

Na área rural a intensificação será realizada de casa em casa através das equipes do Programa Estratégia Saúde da Família. ?Na zona urbana será conforme livre demanda. A vacina está disponível em todas as UBS (19 Postos de vacinação) de 2ª a 6ª feira, no horário das 8 às 17 horas?, enfatiza Campos. Ele enumera algumas medidas que serão tomadas pela Vigilância Epidemiológica. ?Estaremos fazendo a intensificação da vigilância a caso humano, notificação através dos profissionais de saúde, hospitais, clinicas particulares, laboratórios, principalmente se pessoa esteve em área de risco; controle do Aedes Aegypti em área urbana, conscientização da população na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue?.

As estatísticas da vigilância de humanos, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) mostram que no Paraná são 10 casos suspeitos em 2008, sendo 04 confirmados (03 por critério laboratorial – 2 importados e 1 autóctone); 01 por critério epidemiológica (autóctone). ?Destes, 02 foram a óbito?, confirma Campos, que recebeu as informações durante reunião realizada esta semana, na 16ª Regional de Saúde. A vacinação contra a febre amarela teve um aumento de 40% nos dois primeiros meses deste ano em relação a todo o ano de 2007. ?Em Apucarana o que ocorre, até o dia 25 de abril, é uma intensificação da vacina, uma medida preventiva. A vacina tem validade por 10 anos e muitas pessoas que tomaram a vacina, na campanha de 1998, devem reforçar a dose. E as que ainda não foram imunizadas, podem nos procurar?, revela.

Febre amarela – A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas. O agente etiológico é através do vírus RNA. Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

Transmissão – A transmissão é feita somente pela picada de mosquitos transmissores infectados (vetores). Nas zonas urbanas e em alguns aglomerados rurais a transmissão é pela picada do Aedes aegypti infectado e nas selvas da América do Sul, pela picada de mosquitos silvestres, tais como: Haemagogus janthinomys, Haemagogus albomaculatus, Haemagogus leucocelaenus e Sabethes chlopterus. O período de incubação é de 3 a 6 dias após a picada do mosquito.

Diagnóstico – O diagnóstico pode realizado por isolamento do vírus amarílico e detecção de antígeno em amostras de sangue ou tecido e por sorologia. Também podem ser realizados exames de histopatologia em tecidos pos morten. Não existe um tratamento específico no combate à febre amarela. O paciente deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas quando necessário. Os casos graves devem ser atendidos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de modo que as complicações sejam controladas e o perigo da morte, eliminado.

Informações ? A vacina é gratuita. Ela dá proteção individual, ou seja, protege apenas as pessoas que recebem o imunizante. Por isso é preciso que todos os que não tenham sido vacinadas, procurem uma Unidade de Saúde para receber a vacina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo