Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que para as mulheres norte-americanas, o reconhecimento profissional só acontece quando a mulher apresenta uma boa aparência.
Segundo os dados recolhidos durante o trabalho, uma em cada cinco executivas diz que conseguiu uma promoção ou um aumento depois de mudar o jeito de se vestir e de se maquiar.
A pesquisa descobriu que 98% das entrevistadas sentem que a aparência afeta suas carreiras. A pesquisa foi feita com 200 profissionais do sexo feminino, gerentes seniores e donas de negócios. O total de 55% disse que costuma se arrumar bem para ir ao trabalho, e 40% disseram que costumam comprar roupas frequentemente para estar sempre arrumadas, esperando por uma promoção.
Quase metade das entrevistadas afirmou usar roupas pretas e discretas, pois associam a cor e o estilo clássico à credibilidade, e pouco mais da metade disse ter dificuldades em encontrar roupas modernas e mais apropriadas à idade.
Outross estudos devem ser realizados para traçar o perfil profissional da mulher moderna, mas por enquanto, a aparência ainda fala mais alto.