Os aparelhos dentais, até pouco tempo eram utilizados, praticamente, por jovens. Os adultos não procuravam o tratamento por vergonha do ?sorriso metálico?. Mas, de uns anos para cá, começaram a surgir novas tecnologias que podem disfarçar, quase de forma imperceptível, os aparelhos ortodônticos. Essas técnicas estão sendo usadas por pessoas que deixaram de corrigir os dentes na adolescência, e que agora começaram a se preocupar mais com a imagem.

continua após a publicidade

Até galãs de cinema, como o astro Tom Cruise, aderiram a esses novos tratamentos. Resultado: a procura por aparelhos ortodônticos entre adultos aumentou. O representante comercial David Vieira foi um dos que se desligou do preconceito e se curvou ao aparelho para corrigir uma imperfeição na sua mordedura. ?Até minhas dores de cabeça passaram, depois que coloquei o aparelho para corrigir um problema de mordida cruzada?, diz aliviado.

Motivados pela vaidade, ou para corrigir imperfeições, os adultos perderam a vergonha, especialmente com a chegada dos aparelhos invisíveis. Um dos modelos mais populares é o fixo de porcelana. O dentista especializado em ortodontia Anderson Barbosa de Almeida explica que neste tipo de aparelho os braquetes, peças que ficam coladas em cada dente, por onde passa o fio metálico que vai consertar a arcada,

são feitos de porcelana branca e não de metal como os convencionais.

Os preços ainda assustam

continua após a publicidade

O especialista diz que a desvantagem desse tipo de tratamento é que o preço costuma ser dez vezes maior do que o do aparelho tradicional. "Além disso, a pessoa pode se sentir incomodada com o fato de que as peças costumam alterar de cor de acordo com a alimentação", afirma. O tratamento pode durar de um a três anos, dependendo do paciente.

Outra técnica inovadora é chamada de Invisalige System, que foi apelidada de lente de contato dos dentes. Ela é indicada apenas para corrigir pequenas imperfeições, pois a eficácia do material ainda é inferior à do fio de metal e o seu uso limitado. Como não se consegue prever o quanto e como os dentes vão crescer, esse sistema não é indicado para todas as idades, geralmente a partir dos 15 anos para as meninas e dos 16 para os meninos, segundo o especialista. É feito um molde da arcada dentária que vai servir de modelo para confeccionar os aparelhos de plástico transparente. Esses são móveis, sendo trocados a cada duas semanas e retirados para comer e durante a escovação.

continua após a publicidade

Um tratamento com aparelho imperceptível é a ortodontia lingual. A técnica consiste em instalar braquetes na parte interna de cada dente. A novidade está sendo usada por artistas e modelos que querem manter o sorriso bonito, mas precisam corrigir problemas nos dentes. O paciente tira todas as medidas da arcada, que depois são levadas para um laboratório confeccionar o aparelho. A inovação pode custar até seis vezes mais que a convencional.

Essa técnica é tão eficiente quanto o modelo convencional e pode ser aplicada em 99% dos casos. O tratamento com ortodontia lingual é indicado para qualquer um que necessite usar aparelho fixo. Não há contra-indicações nem limites de idade para fazê-lo. E os cuidados com o aparelho "invisível" são os mesmos do convencional: deve-se evitar alimentos muito duros e manter a boca sempre bem higienizada.