Anvisa proíbe manipulação de produtos à base de vegetal, inibidor de apetite

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição, no país, da manipulação de todos os medicamentos à base do extrato vegetal Hoodia gordonii, originário da África e utilizado como inibidor de fome e sede.

A determinação foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União. Como os estudos científicos ainda não constataram a eficácia e a segurança do produto, explica nota divulgada pela Anvisa, os registros foram negados. "O produto não possui registro como medicamento em nenhum país. Não há como assegurar a ação do produto, tampouco a ausência de riscos para quem consumir o vegetal", afirma a nota.

Também está proibida a propaganda de produtos à base de Hoodia Gordonii em todos os meios de comunicação, incluindo a internet, já que a Anvisa informa ter constatado que alguns sites promovem e vendem o produto como medicamento, "prática que configura crime, do ponto de vista sanitário".

A nota informa ainda que os responsáveis pela venda e promoção desses produtos "estarão sujeitos a penalidades previstas na Lei 6.437 de 1977, como multas, interdição do estabelecimento ou cancelamento do alvará de licenciamento".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo