Populares entre muitos adeptos das atividades das academias de ginástica e musculação, os anabolizantes ou esteróides oferecem um grande risco à saúde. Essas drogas trazem um alto teor do hormônio masculino testosterona. Y.M.A., 17 anos, sentiu literalmente na pele os efeitos do uso indevido dessas substâncias. Dias após injetar 10ml de um complemento vitamínico utilizado em animais em cada braço, o estudante começou a sentir os efeitos da rejeição da substância pelo organismo. ?Passei vários dias com febre acima de 40°C, dor de cabeça e nos olhos e os braços inchados?, lembra. ?Também apareceram uns nódulos nos meus braços?, acrescenta.
Na tentativa de alcançar resultados ?milagrosos?, costuma-se apelar para substâncias mais perigosas, como os anabolizantes ou esteróides. Y. diz que não teve dificuldades em adquirir o produto em uma loja especializada em artigos agropecuários perto de sua casa. ?Resolvi testar o produto, porque alguns amigos já tinham usado. Sabia que fazia mal, mas meus colegas não apresentaram nenhuma reação à substância?, lembra.
Para se livrar dos efeitos da ?bomba?, o garoto foi submetido a tratamento com antibióticos. Hoje, dez meses depois do incidente, ele ainda sente dores nos braços, e traz a lembrança dos maus momentos que passou. ?Não aconselho ninguém a fazer uso desse tipo de substância ou de qualquer outra que prometa bons resultados em pouco tempo?, diz. Y. percebeu, da pior maneira possível, que é bem melhor ter um pouco mais de paciência e malhar direitinho. Os resultados chegam com o tempo e naturalmente.
Parada cardíaca
Os alimentos para praticantes de atividade física funcionam como repositores de energia e nutrientes. Normalmente indicam-se esses produtos se o organismo precisa de uma quantidade maior de proteínas e vitaminas ou quando o atleta não tem tempo para se alimentar de forma correta. Segundo recomendação da Anvisa, não se deve usá-los sem a orientação de um nutricionista. A chefe da Unidade de Produtos Controlados da Anvisa, Cejana Passos, explica que esses medicamentos foram produzidos inicialmente para tratar de pessoas com deficiência de testosterona e dos portadores do vírus HIV.
Em pouco tempo os esteróides passaram a ser usados fora de sua função medicinal e chegaram ao mercado ilegal. O uso nesses casos se relaciona ao aumento rápido da massa muscular e à redução da gordura corporal. ?Não existe uma quantidade segura para a ingestão de esteróides. A primeira dose pode ser letal?, afirma Cejana Passos. Outro problema encontrado no consumo ilegal dessa droga diz respeito à grande quantidade de produtos falsos achados no mercado. Os anabolizantes pirata podem trazer dosagens acima da quantidade normal. ?As chances de uma parada cardíaca aumentam consideravelmente nesse caso?, explica Cejana Passos.
Consumir anabolizantes sem a orientação de um médico pode causar:
Nas mulheres
– Engrossam a voz.
– Fazem surgir pêlos no corpo e rosto.
– Causam perda de cabelos.
– Diminuem o tamanho do seio.
– Provocam câncer de ovário.
Nos homens
– Reduzem a produção de espermatozóides.
– Causam impotência.
– Provocam dificuldade ou dor ao urinar.
– Aceleram a calvície.
SERVIÇO
Quem quiser denunciar o consumo ilegal de suplementos, esteróides ou inibidores de apetite deve entrar em contato com a Anvisa por meio do endereço eletrônico inspecao@anvisa.gov.br.
