Uma mancha minúscula no canto da unha, um inchaço, uma sensação de coceira entre os dedos. Quase sempre as infecções na unha começam de maneira inocente e, por isso mesmo, requerem a necessidade de um diagnóstico rápido e correto. As micoses das unhas representam em torno de 30% das micoses superficiais e atingem mais as unhas dos pés, especialmente nos adultos. As micoses modificam a cor e o aspecto das unhas, favorecendo o descolamento das extremidades e o esfarelamento das unhas.

continua após a publicidade

De acordo com a dermatologista Kátia Sheylla Purim, as micoses das unhas são infecções causadas, principalmente, por fungos. São mais comuns nas unhas dos pés e nas mulheres. ?Qualquer pessoa que apresentar algum tipo de alteração nas unhas deve procurar um médico para estabelecer o diagnóstico e um tratamento, o mais precocemente possível?, avisa. Como são problemas erroneamente considerados mínimos, a maioria das pessoas não busca atendimento, por achar o quadro normal.

Para a dermatologista, não há motivos para as pessoas se sentirem embaraçadas ao procurar um especialista e investigar micoses nas unhas. Ela explica que, antigamente havia poucas opções de tratamento e essas opções eram em geral bastante demoradas, ?algo em torno de um ano?. Atualmente existem tratamentos eficazes, bem mais rápidos e seguros. As micoses das unhas têm cura e para que isso ocorra é muito importante seguir rigorosamente todas as recomendações do médico.

Função importante

Outra consideração importante observada por Kátia Purim é que a automedicação nesses casos não deve ser incentivada, já que o tipo de micose varia de paciente para paciente e somente o médico pode determinar ao certo qual o medicamento e por quanto tempo se deve utilizá-lo. O tempo que a unha leva para voltar à aparência original varia com a velocidade de crescimento de cada uma delas. Sabe-se que as unhas dos pés demoram de 6 a 12 meses para se renovar, enquanto que as unhas das mãos se renovam mais rapidamente.

continua após a publicidade

As mulheres, com mais freqüência do que os homens, dão grande importância à aparência de suas unhas e gastam tempo e dinheiro para mantê-las em boa forma. Além de seu apelo cosmético, as unhas têm muitas importantes funções: ajudam a pegar e manipular objetos, protegem os tecidos das pontas dos dedos e refletem nosso estado geral de saúde, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por alterações nas unhas.

As principais alterações observadas nas unhas

? Descolamento.

continua após a publicidade

? Espessamento: as unhas tornam-se endurecidas e grossas.

? Surgimento de manchas brancas na unha.

? A unha fica frágil e quebradiça, deformando-se.

? Inflamação na região do dedo ao redor da unha.