Alergias são herdadas em 50% dos casos

Roma

– O gene que gera as alergias é herdado em 50% dos casos, revelou um estudo italiano realizado com duplas de gêmeos monozigóticos (univitelinos) e dizigóticos em Roma e Nápoles.

O estudo permitiu calcular a probabilidade de se transmitir ou receber as alterações genéticas que controlam a produção da histamina, que é a principal mediadora das reações alérgicas.

Os resultados desse estudo foram apresentados em recente congresso sobre a asma, que se realizou na cidade italiana de Ischia, junto com dados completos do gene Adam-33, que desencadeia a asma bronquial.

Esse gene foi identificado pelo grupo de Stephen Holgate, diretor do Departamento de Imunologia Clínica da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, que estudou 460 famílias, o mais amplo trabalho realizado nessa área até agora.

O estudo sobre os gêmeos foi dirigido pelo grupo do professor Gianni Marone, da Universidade de Nápoles Federico II, que examinou duplas de gêmeos monozigóticos (com o mesmo patrimônio genético) e dizigóticos (com diferente patrimônio).

O estudo permitiu o cálculo da herança dos fatores que controlam a possibilidade de liberar histaminas e com isso também demonstrar que esses fatores são herdados geneticamente em 50% dos casos. (Ansa)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo