alergia2061204.jpgCertas alergias em bebês podem aumentar o perigo de desenvolver câncer no sangue na idade adulta, indicou um estudo médico publicado na Grã-Bretanha. Pesquisadores suecos do Instituto Karolinska, de Estocolmo, indicaram em um trabalho publicado na revista britânica "BMC Saúde Pública" que certas alergias em bebês podem aumentar o risco de câncer sanguíneo, como a leucemia.

continua após a publicidade

Os especialistas estudaram 16.539 casos de bebês durante 30 anos, avaliando condições de alergias na primeira infância e o desenvolvimento da saúde na idade adulta.

Para os especialistas, os resultados da extensa pesquisa são da "máxima importância", pois as alergias são um mal comum em todo o mundo e devem ser prevenidas a tempo para evitar dificuldades de saúde na idade adulta.

Só na Grã-Bretanha, cerca de 30% dos adultos e 40% das crianças sofrem algum tipo de alergia, causada principalmente por comida, pólen ou reação a animais.

A doutora Karin Soderberg, principal autora do estudo, afirmou que os pacientes com eczemas alérgicos na pele quando eram bebês tiveram maior probabilidade de serem diagnosticados, mais tarde na vida, com leucemias.

Para os cientistas, a estimulação crônica do sistema imunológico de defesa causada pelas condições da alergia, que leva a um incremento no número de glóbulos brancos, "aumenta o risco de contrair cânceres no sangue".

continua após a publicidade