Além do frio, estresse e cigarro são vilões para contrair gripes e resfriados

Nesta época do ano as gripes e os resfriados costumam dar as caras. Entre os sintomas mais freqüentes estão: espirros, dores na garganta, coriza, febre, dores musculares, tosse, entre outros.

Além das Vitaminas A e C que atuam na prevenção, o Zinco é um dos oligoelementos mais eficazes para combater resfriados e gripes. O metal é o principal protetor do sistema imunológico ? pontos brancos nas unhas indicam uma carência deste oligoelemento.

Entretanto, não é somente o frio e o clima seco que trazem as doenças de inverno ? o estresse é dos seus principais agentes causadores. Segundo a terapeuta ortomolecular Adriana Splendore, o estresse faz a pessoa perder muito zinco e aumentar os níveis de cobre no organismo ? quanto maior o nível deste elemento, menor será o nível de Vitamina C, o que deixa o organismo vulnerável às doenças. 

Entre as fontes de Zinco estão: cogumelos, levedura de cerveja, cereais integrais, ovos, etc. ?O cigarro também rouba em média 26 mg de vitamina C. O monóxido de carbono destrói esta vitamina e é prejudicial para se contrair estas doenças?, alerta a terapeuta.

Outra dica importante é a atenção ao funcionamento dos intestinos. ?Nestes órgãos há uma quantidade grande de produtos químicos agressivos e isso facilita a proliferação dos vírus? diz Adriana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo