Na próxima semana, a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) começa a campanha: “Adote um paciente portador de psoríase”. O objetivo é incentivar proprietários de farmácias a adotarem um paciente carente fornecendo o medicamento de forma gratuita.
A psoríase é uma doença que provoca uma escamação incessante na pele. Entre seus sintomas estão lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas secas e esbranquiçadas. As causas são desconhecidas, mas geralmente aparecem em pessoas na faixa dos 20 aos 40 anos, que passaram por crises emocionais.
A vice-presidente da Anfarmag, Gladis Cardon, explica que a psoríase também causa problemas psicológicos, porque deixa a pele com uma aparência muito feia. A idéia da campanha é ajudar as pessoas que têm dificuldade em comprar o remédio e ainda fazer o acompanhamento psicológico.
Ainda não existe cura para o problema, apenas o controle da doença. O tratamento mais usado é à base de pomada. Gladis ressalta que, com a campanha, a expectativa é que o tema seja mais discutido e que mais pesquisas sejam feitas no Brasil.