O pequeno Bruno veio ao mundo há pouco mais de uma semana. Como era muito esperado por toda família, sua mãe “caprichou” nos exames do pré-natal.
O período da gravidez transcorreu sem maiores problemas. O parto, por meio de cesariana, transcorreu de forma tranquila.
O bebê chegou cheio de saúde para a alegria dos seus pais e avós. A escolha do hospital responsável pelo procedimento veio por meio da experiência dos profissionais de saúde e das instalações físicas da casa de saúde. No entanto, nem sempre é assim. É natural que os pacientes, por estarem fragilizados, antes de se submeter a qualquer tipo de procedimento clínico ou cirúrgico, estejam também ansiosos e desconfiados.
Mesmo recebendo as melhores informações sobre o hospital, procedimentos médicos ou cirúrgicos são sempre angustiantes. Uma das formas de minimizar esses “sentimentos” é conferir se o hospital procurado possui certificado de acreditação hospitalar.
Esse “selo” indica que a instituição de saúde, entre eles, os hospitais públicos ou privados, clínicas e ambulatórios médicos, prezam pela qualidade nos serviços prestados em todas as fases do seu atendimento.
Nível 3
Para obter tal certificação, os hospitais acreditados seguem rotinas que detalham exatamente como devem ser realizadas suas atividades. Não importa se a excelência buscada está nos afazeres mais simples, como higienizar as mãos, limpar banheiros e organizar a farmácia, entre outros, ou rotinas mais importantes, como preencher detalhadamente o prontuário de cada paciente ou ministrar medicamentos na hora indicada pelos médicos, entre muitas outras condutas.
Após consolidar os níveis 1 e 2, de Acreditação Hospitalar, cujos certificados foram entregues pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Santa Cruz, de Curitiba, acaba de receber o nível 3, o mais alto na pontuação que dos institutos que concedem a certificação. A conquista ratifica a excelência em prestação de serviços da Instituição, em todos os setores do hospital.
A ONA é um órgão sem fins lucrativos que estabelece diversos requisitos a serem cumpridos para garantir a segurança plena dos pacientes. Estes protocolos avaliam o atendimento em toda a extensão do Hospital, abrangendo: técnicas de limpeza, acompanhamento médico, controle de infecção hospitalar, alimentação adequada, rápido atendimento em casos de emergência, planejamento de gestão, protocolos de tecnologia da informação, comunicação e marketing, entre outros.
“No Santa Cruz nada acontece por acaso, por meio de um planejamento de gestão, o hospital define as metas que cada setor deve cumprir, sempre focando em um objetivo maior: a segurança do paciente e qualidade no atendimento”, explica Ana Paula Heier, coordenadora do Serviço de Qualidade.
A especialista explica que os resultados dessas metas são monitorados por meio de indicadores de resultado que avaliam, por exemplo, a satisfação do cliente, o bem estar do paciente, a taxa de ocupação, o nível de infecção hospitalar e os procedimentos em situações de risco.
Rotinas planejadas
“Conquistar a distinção que vem por meio do Certificado de Acreditação é um prêmio a ser dividido entre os colaboradores do hospital e a comunidade”, exalta. Ser “acreditado” significa que o hospital oferece aos seus pacientes, visitantes e profissionais de saúde envolvidos no seu dia a dia, a mais completa garantia de qualidade e segurança pelo conjunto dos seus serviços.
Ou seja, bem mais do que estar em dia com as exigências da vigilância sanitária, ter uma grande variedade de equipamentos caríssimos de última geração ou possuir um corpo clínico de renome internacional.
“Equivale a ter suas rotinas organizadas e planejar o futuro de acordo com os fatores segurança, organização e gestão”, comenta a presidente Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS), Ivete Wazur.
Por enqua,nto a certificação não é exigida por lei, por isso poucos estabelecimentos no Brasil têm o privilégio de exibi-la. As primeiras instituições só foram distinguidas a partir de 1999.
A presidente diz que, diferentemente do processo de certificação pela ISO (sistemas de qualidade), que avalia um setor ou uma área de forma isolada, cuidando dos processos administrativos de qualquer setor, a Acreditação é voltada especificamente para o setor saúde, se preocupando em avaliar a gestão administrativa, financeira, clínica e operacional da instituição, em uma atenção total ao cliente.
O que é Acreditação
Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Nas experiências brasileira e internacional, é uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e atualização da sua metodologia.
Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
Principais vantagens
* Segurança para os pacientes e profissionais
* Qualidade da assistência
* Construção de equipe e melhoria contínua
* Útil instrumento de gerenciamento
* Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira
* O caminho para a melhoria contínua.
Público beneficiado
* Líderes e administradores
* Profissionais de saúde
* Organizações de saúde
* Sistemas compradores
* Governo
* Cidadão.
Fonte: Organização Nacional de Acreditação.