Acidente com moto é a primeira causa de lesão medular

Dentre os números de vítimas de lesão medular no trânsito, os acidentes com moto lideram o ranking com 43,6% dos casos, seguidos pelas colisões de automóveis que representam 36,4% e os atropelamentos que chegam a 12,7%.

Acidentes com bicicleta e caminhão somam 7,2%. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) que aponta os acidentes de trânsito como a primeira causa de lesão medular.

Para os pesquisadores, como a motocicleta é um meio de transporte imprescindível e consolidado, sobretudo nas grandes cidades, a missão é criar uma boa legislação, fiscalização mais rigorosa e melhores condições de tráfego.

Uma das alternativas, apoiada pelos especialistas da AACD é a criação de pistas exclusivamente para motos não nas vias principais, mas nas paralelas. Conscientização é outro caminho que deve ser seguido e trabalhar nesse sentido também é uma missão de Estado.

Motoristas precisam se conscientizar dos riscos que implicam dirigir uma motocicleta ou um automóvel que esteja rodeado por motos. Em outras palavras, abominar a motocicleta não é o caminho correto.

“Trata-se de uma questão de conscientização e de criar condições que permitam que esse meio de transporte possa fluir com menos risco”, completam os pesquisadores.