Cada pessoa sente e reage de maneira diferente às dores e às disfunções músculo-esqueléticas. É natural, portanto, que a forma de combater tais distúrbios dificilmente pode ser a mesma. Como ninguém sofre de forma idêntica, as pessoas não devem ser tratadas como se fossem uma só. Basicamente, este é o princípio utilizado por especialistas em Reeducação Postural Global (RPG). Eles também afirmam que tratar somente o local onde há dor de nada adianta e que o ideal é conhecer e tratar o corpo todo.
A RPG, técnica criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, se baseia na manipulação das posturas, além de trabalhos de consciência corporal, respiratórios e alongamentos. A técnica, que consiste em desenvolver ao indivíduo sua consciência corporal, assegura melhor qualidade de vida e ajuda a prevenir enfermidades, baseando-se em uma postura correta e adequada.
Conforme a fisioterapeuta e especialista em RPG Jacqueline Rocha, a postura é adquirida de acordo com os movimentos que o ser humano faz ao longo da vida. Eles são automatizados e vão ficando marcados no sistema nervoso. ?Reeducar os movimentos do corpo é uma solução para quem quer se livrar de dores musculares e manter uma postura equilibrada?, ensina. Ela explica que uma série de massagens e exercícios ?desmancham? as tensões musculares responsáveis pela contração dos músculos que levam a má postura. ?O objetivo do tratamento é reorganizar toda a musculatura, deixando-a com sua força e posição corretas?, frisa Jacqueline.
Empilhamento de tijolos
Para os defensores da técnica, o corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia. Por isso, cuidar da postura pode ser a solução de inúmeros problemas desde uma simples dor de cabeça até uma dolorida tendinite. Jacqueline compara a técnica com um empilhamento de tijolos. Estando um deles fora do eixo, todo o bloco se desequilibra e leva o corpo a modificar a postura. ?Para corrigirmos o tijolo que causa o problema precisamos tratar todo o empilhamento?, explica, acrescentando que esse desordenamento traz, com o tempo, um maior desgaste das articulações, fadiga, tensão muscular e dores crônicas.
O primeiro passo para o tratamento é se submeter a uma avaliação especializada. Nas primeiras sessões, o paciente passa por uma série de posturas de alongamentos, de forma suave e progressiva. Os resultados aparecem geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em 90% dos casos, garantem os especialistas.
Onde a RPG atua:
– Dores lombares, dorsais e cervicais.
– Lesões por Esforços Repetitivos (LER).
– Desvios nos joelhos e na coluna.
– Enxaquecas
– Bursites
– Torcicolos
– Hérnia de disco
– Má postura
Bons hábitos garantem uma boa postura
– Mantenha a coluna reta e a cabeça na linha do tronco.
– Quem trabalha muito ao telefone deve usar fone de ouvido.
– Ao usar o computador, os cotovelos não devem ficar soltos, mas apoiados nos braços da cadeira. Os pés devem ficar apoiados em um degrau de madeira, de forma confortável.
– Quem fica em pé por longos períodos deve ter o cuidado de providenciar um degrau de madeira de três centímetros de altura para revezar os pés, de forma a amortecer a sobrecarga na coluna lombar.
– Apenas carregue peso que corresponda a 10% do seu peso corporal. Distribua o peso nos dois braços ou o abrace próximo ao corpo.