Além dos cafés coloniais, fondues, eventos conhecidos nacionalmente e o delicioso clima serrano, Gramado (RS) oferece ao turista mais um atrativo: um zoológico.
O Gramado Zôo, que será inaugurado neste sábado, dia 20, tem mais de mil animais de 200 espécies diferentes, todos da fauna brasileira, inclusive algumas espécies em extinção. O local tem 20 hectares e capacidade para receber 5 mil pessoas por dia.
O parque tem uma proposta inovadora, que possibilita ao turista chegar ainda mais próximo dos animais. Os visitantes devem percorrer um trajeto de 1,2 mil metros sem grades, apenas com vidros blindados e telas de proteção.
O zoológico, de propriedade do médico paranaense Marcos Gomes, uniu as variáveis necessárias para o sucesso do empreendimento: preservação, conservação e pesquisa além da possibilidade de entretenimento, lazer e educação ambiental em um só lugar.
Os materiais utilizados para construção do zoológico são aqueles disponíveis no local como pedras e madeira e existe uma grande área de vegetação que garante contato direto com a natureza.
Entre as espécies lá existentes estão o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, extintos no Rio Grande do Sul; o bugio-preto, ameaçado de extinção no estado; e o puma, ameaçado de extinção no Brasil.
Os animais são oriundos de várias regiões do País, sendo que nenhum deles foi tirado da natureza. Parte foi adquirida em viveiros autorizados pelo Ibama e os demais são animais apreendidos pelo instituto em cativeiros irregulares. Para completar o Gramado Zôo foi enquadrado na categoria A na avaliação do Ibama, o que significa que ele tem alta preocupação ambiental.
Serviço: os ingressos custam R$ 15 para adultos e R$ 7,50 para crianças de 3 a 12 anos e pessoas acima de 60 anos. Isenção para menores de 3 anos.