Durante o ciclo da mineração, Catas Altas foi um dos mais ricos e populosos arraiais de Minas Gerais. Com o esgotamento das minas o arraial ficou praticamente abandonado. Em 1868, chega em Catas Altas o Monsenhor Manuel Mendes Pereira de Vasconcelos para ser o vigário do arraial, o qual ensinou ao povo passo a passo da fabricação de vinho.
O vinho de Jabuticaba, que é fabricado e comercializado hoje na cidade, surgiu quase 80 anos depois do vinho de uva, em 1949 pelo senhor Anastácio de Souza. Antes as jabuticabas eram utilizadas para licor, o que muito se encontrava nas casas tradicionais do arraial.
A X Festa do Vinho de Catas Altas reunirá, nos dias 14, 15 e 16 de maio, os diversos vinhos de jabuticaba produzidos na cidade, a boa música e um cenário natural que é uma benção divina. O cardápio é variado, as barraquinhas prepararam delícias para serem saboreadas com o vinho.
Catas Altas é o roteiro de um passeio agradável e cultural, a cidade histórica, os casarios, as igrejas, remetem as origens das Minas Gerais. As cachoeiras e trilhas são opções para um encontro com a natureza. Em Catas Altas se encontra a tranquilidade, aliada a diversão segura e prazerosa.
Para a realização da X Festa do Vinho a Prefeitura de Catas Altas por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura disponibilizará no Centro de Apoio ao Turista (CAT) guias turísticos para acompanhamento aos pontos turísticos da cidade.