Com o objetivo de fomentar a visitação turística do Rio de Janeiro, agentes de viagem, operadores de turismo e empresas do ramo se reuniram ontem, em Curitiba, de olho no mercado paranaense.
Eles participaram do workshop O Rio é de Vocês, no Hotel Bourbon. Segundo os organizadores do evento, os moradores da região sul visitam em grande número a “cidade do Carnaval” – Curitiba é um de seus cinco principais emissores.
O Rio de Janeiro recebe cerca de oito milhões de brasileiros por ano. Um dos responsáveis pelo workshop e diretor do Trem do Corcovado, Sávio Neves, lembra que os curitibanos buscam a cidade por terem lá o que não encontram na capital paranaense.
“Além do mar e dos morros, o curitibano gosta muito do jeito do carioca”, comenta. Segundo ele, a crise internacional ainda não afetou o setor turístico, muito pelo contrário. “Com a crise e a alta do dólar tivemos um incremento nas viagens dentro do País.”
O workshop pode ser definido como uma caravana comercial, que atrai empresários do setor turístico, em especial os do ramo hoteleiro. “É um evento em que, em um mesmo local, você consegue atingir vários públicos. Dos anos 80 para cá, Curitiba passou a sediar grandes agências de turismo do País e grandes bandeiras de hotéis”, lembra o gerente de vendas da rede de hotéis carioca OK, Amorim de Oliveira.
A mesma opinião tem a gerente de Turismo do Rio Convention and Visitors Bureau, Márcia Pessôa. “Em Curitiba há muita gente que vende viagens para o Rio e o workshop nos dá a oportunidade de estar em contato direto com essas pessoas, além de divulgar a cidade não só na época do Carnaval, mas também como um grande centro cultural no ano todo”, analisa.
O Rio é de Vocês já está na 19.ª edição. Além de Curitiba, também vai passar por Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Lisboa, Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Salvador e Recife. O jornal O Estado do Paraná também participou do workshop, disponibilizando assinatura gratuita do jornal por uma semana para quem preenchesse uma ficha.