Volte a ser criança em Gramado

Visitar Gramado nesta época do ano é garantia certa de se emocionar. O Natal Luz, que este ano está na 23.ª edição, faz qualquer turista entrar no clima da festa e se sentir de fato na terra do Papai Noel.

É um conjunto de fatores que contribuem para isso e que transformam o pequeno município da serra gaúcha em um grande parque temático por sessenta dias ininterruptos.

Desde a decoração que, anualmente, tem a participação animada da população; o acendimento das luzes que acontece todas as noites e os espetáculos de Natal de alto nível que são o carro-chefe do evento.

E não adianta ver fotos, imagens ou ouvir relatos de quem já esteve em Gramado nesta época para saber como é. É preciso estar lá, pois são os detalhes de tudo que promovem o encantamento e fazem algumas pessoas ficarem até sem palavras para descrever e elogiar.

A satisfação dos turistas – 98% segundo dados da organização do evento – e o retorno financeiro mostram que o investimento de R$ 7 milhões (previstos para este ano) vale a pena.

Um estudo feito pelo economista Marcelo Portugal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, revelou que para cada R$ 1 gasto na implantação do Natal Luz, mais de R$ 30 são deixados pelos turistas.

No ano passado, cerca de 680 mil pessoas visitaram a cidade nos sessenta dias do evento. A previsão para este ano é de 700 mil. O Natal Luz teve início no último dia 13 e vai até 11 de janeiro do ano que vem.

O Desfile de Natal, com os principais personagens da data, se encerra com “neve” e fogos.

O nível dos espetáculos e a organização do evento que envolve duas mil pessoas trabalhando 365 dias no ano comprovam que a cidade, de apenas 33 mil habitantes, é um destino turístico gigante e não deixa nenhuma dúvida: Gramado realmente sabe promover o turismo. Não é para menos que recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes, confirmando sua posição entre os dez destinos mais importantes do País.

Os espetáculos

Três espetáculos do Natal Luz de Gramado já estão consagrados: Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e Nativitaten. A grande novidade deste ano, e que se une aos carros-chefe, é o inédito Arca de Noel, que atende aos anseios de muitos turistas que pediam por um espetáculo diurno, onde poderiam levar as crianças menores.

Assim nasceu a Arca, em que diversos animais (marionetes e bonecos eletrônicos) estrelam quadros musicais. O espetáculo é apresentado pelo simpático cachorro Abelardo com música executada pelos cachorros da Banda Salsicha Recheada. É um show alegre dirigido a adultos e crianças.

A Arca de Noel é exibida no Palácio dos Festivais, o cinema de Gramado, às terças, quintas, sextas, sábados e domingos, sempre às 17h. O ingresso custa de R$ 15 a R$ 30, dependendo do setor do auditório.

A Fantástica Fábrica de Natal, um musical cheio de efeitos especiais, remete a um sonho de infância.

Conheça os outros três grandes espetáculos exibidos na cidade: Desfile de Natal: tem início com o acendimento das luzes, é um cortejo com os principais personagens natalinos que se encerra com “neve” e show de fogos.

Este ano, a novidade é a participação do atleta Marcel Stürmer, bicampeão de patinação artística dos Jogos Pan-americanos, que faz o papel de um anjo. Os desfiles acontecem na Avenida das Hortênsias, até dia 1,1 de janeiro, e os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 40 para arquibancadas e de R$ 40 a R$ 60 para as cadeiras.

Fantástica Fábrica de Natal: um musical que conta a história de um menino que tem como sonho conhecer a fábrica de brinquedos do Papai Noel. No palco, vários elementos como dança, acrobacias e muitos efeitos especiais que proporcionam o clima de magia e sonho.

A Fábrica será apresentada até dia 9 de janeiro, sempre no Parque Carriére. Os preços dos ingressos variam conforme a época e a localização no parque: de R$ 30 a R$ 40 na arquibancada e de R$ 40 a R$ 60 nas cadeiras.

O Nativitaten conta a origem do Natal por meio de um show com cantores líricos, luzes e águas “dançantes”.

Nativitaten: conta a origem do Natal por meio de um show com cantores líricos dispostos sobre as águas do Lago Joaquina Rita Bier e a exibição de efeitos de luzes, fogos de artifício, fogo e águas “dançantes”.

Ao final, a platéia é convidada a acender as velas que ganham no início do espetáculo para cantar junto Noite Feliz. Este ano, o Nativitaten traz como novidade uma área vip, a Tapete Vermelho.

Quem comprar o ingresso para esta seção tem direito a participar de um coquetel no lobby do Hotel Gramado Parque, bem ao lado. O espetáculo será exibido até dia 11 de janeiro e os ingressos custam de R$ 30 a R$ 60. Para o Tapete Vermelho, os preços variam entre R$ 120 e R$ 180.

Serviço: os espetáculos do Natal Luz são alternados, por isso, é preciso consultar os dias em que serão exibidos no site www.natalluzdegramado.com.br. Os convites para os espetáculos estão sendo vendidos na bilheteria do Palácio dos Festivais, no centro de Gramado, e também podem ser adquiridos pelos sites www.natalluzdegramado.com.br e www.ingresso.com ou ainda pelos telefones 4003-2330 (para capitais e regiões metropolitanas) e 02311-4003-2330 (para demais cidades). Mais informações: (54) 3286-0731. A jornalista viajou a convite do Festival do Turismo de Gramado e da TAM.

Curiosidades da criativa Gramado

Danielle de Sisti
Jardineira oferece city tour por R$ 10 por pessoa, com saídas de frente à Igreja Matriz.

Não tem mar nem dunas e muito menos o calorzinho dos trópicos durante os 12 meses do ano, como a maior parte dos mais freqüentados destinos brasileiros. Além disso, fica a 115 quilômetros da capital mais ao sul do País ou a duas horas por asfalto.

Assim é Gramado, na serra gaúcha. A maioria poderia pensar: quem teria interesse em fazer turismo em um lugar destes? E a resposta é: nada menos do que 2,5 milhões de pessoas por ano.

O segredo é que o turismo lá é tratado com profissionalismo. Eventos criativos e bem organizados, marketing bem feito e investimentos na segurança e infra-estrutura têm atraído um número cada vez maior de turistas ao município de 33 mil habitantes.

O resultado é que a cidade é hoje um consolidado destino de inverno que, no verão, também faz parte do roteiro de férias de milhares de pessoas principalmente atraídas para os eventos de Natal.

O marketing e o boca-a-boca entre os turistas são tão eficientes que, curiosamente, Gramado é também conhecida internacionalmente pelo chocolate, apesar de há apenas quatro anos produzir a matéria-prima do produto, e pelo cinema, devido ao Festival de Cinema Brasileiro e Latino, embora tenha – pasmem! – apenas uma sala de cinema na cidade (Palácio dos Festivais), onde é passado um único filme de quinta a domingo, em um só horário (às 20h30). Só o marketing explica isso, que até os gramadenses acham estranho.

A valorização da sua origem – a cidade foi colonizada por italianos, alemães, portugueses e sírio-libaneses – rende também uma série de eventos durante o ano, que amenizam a sazonalidade no setor tu,rístico. As diversas festas e feiras de colônia são um exemplo.

Estrutura e detalhes

Ao longo dos anos, Gramado foi incrementando sua infra-estrutura de recepção turística. Hoje oferece onze mil leitos espalhados em 145 hotéis e pousadas de categorias diversas e cerca de 200 casas gastronômicas, entre cafés, bistrôs, casas de chá, cafés coloniais, churrascarias e restaurantes que servem pratos das culinárias alemã, italiana, oriental, suíça, portuguesa, mediterrânea e internacional. Tem também dois grandes centros de eventos e feiras.

O capricho do centro turístico é de deixar qualquer outro destino morrendo de inveja de Gramado. Na área central, a arquitetura alemã divide espaço com jardins planejados e charmosas praças, que oferecem bancos para quem quiser sentar e curtir, alguns deles, aliás, ficam em áreas “cobertas” com vegetação. Um charme. Assalto?

Não há perigo algum no centro da cidade. Ao caminhar pela área central distraído, o único risco é esbarrar em um outro turista e estragar a foto que ele estava tirando.

Sim, porque a cada passo lá estão eles com suas máquinas. Até para atravessar a rua é seguro, já que os motoristas costumam parar os carros para os pedestres que atravessam na faixa.

Bancos oferecem descanso na simpática Praça Major Nicoletti.

Em Gramado, até o banheiro público vale a pena conhecer: é limpo – e bonito, todo em mármore! Ele fica logo abaixo do Centro de Informações Turísticas, que funciona em uma simpática casinha na Praça Major Nicoletti.

Se Gramado peca em algum aspecto é na falta de táxis. É inacreditável que um destino como este tenha apenas 30 carros para atender milhares de pessoas. O resultado é que o turista pode perder algum compromisso importante, como um dos eventos do Natal Luz, por exemplo, que são pontualíssimos, porque não conseguiu um táxi para chegar ao local a tempo. Lastimável. Fica o alerta para solicitar o serviço sempre com muita antecedência.

No mais, a cidade mais turística do Rio Grande do Sul é um destino imperdível. O predileto por casais em lua-de-mel, assim como por famílias com crianças e pessoas da chamada terceira idade, incluindo grandes e pequenos grupos de senhoras.

Vê-se todos esses públicos, por exemplo, na Rua Coberta, reduto do centro onde estão restaurantes, cafés e lojas e é cenário de pequenos espetáculos natalinos, como o da Árvore Cantante.

Chocolate é tema de parque inédito

Fotos: Danielle de Sisti
Esculturas mostram a adoração dos astecas pelo cacau, considerado por eles “o fruto divino”.

Além do Natal e do cinema, Gramado é conhecida também pelos saborosos chocolates. E são muitas as marcas que têm fábrica e pontos de venda na cidade. Basta andar pelo centro para ver a guloseima nas prateleiras sob as mais diversas formas: uma tentação sempre à vista.

Para os turistas que visitarem Gramado este ano, no entanto, a novidade é que a cidade acaba de ganhar o primeiro parque temático referente a esta delícia: O Reino do Chocolate, inaugurado no último dia 14 pela Caracol, uma das empresas locais mais tradicionais.

Julinho Cavichioni, diretor da Caracol, é o idealizador do espaço. Ele conta que não se convencia com o fato de que Gramado, apesar de ter a fama de ser a terra do chocolate, não produzia a sua própria matéria-prima. Segundo ele, durante 32 anos, o produto foi feito com matéria-prima de outras empresas.

“Fui à Bélgica, que é o berço do chocolate artesanal, depois, visitei Colônia (Alemanha), onde há o Museu do Chocolate, busquei tecnologia e passamos a prod,uzir nossa própria matéria-prima, desde 2004. Tive também a inspiração para criar o reino para falar sobre a cultura do chocolate”, contou. “Nós esperamos que, daqui a dez anos, possamos falar que temos chocolate de origem”, completou Julinho.

Tentação à vista: prateleiras abarrotadas de chocolate são comuns nas lojas do centro da cidade.

O Reino do Chocolate representa um investimento de R$ 3 milhões. A expectativa é a de que 60 mil pessoas visitem o parque até o fim deste ano e que, anualmente, atraia 400 mil visitantes. Segundo Julinho Cavichioni, a produção da Caracol este ano deverá ser 8% maior que a do ano passado, quando foram produzidas 300 toneladas do produto.

O reino

Um espaço lúdico, que conta por meio de esculturas, pinturas e painéis a história do chocolate no mundo, desde a época que os astecas consideravam o cacau como o “fruto divino”, sua evolução no Brasil, até a recente história da Caracol, é o principal diferencial do parque, que conta também com uma lan house, uma cafeteria e a loja onde são vendidos cerca de trezentos itens, desde bombons e barras até produtos de beleza à base de chocolate. A partir do ano que vem, haverá também uma minifábrica de sorvetes.

Os produtos da Caracol são vendidos também em lojas espalhadas por Gramado, sendo que a principal fica na Rua Coberta, no centro. A empresa tem 24 lojas licenciadas nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Ceará.

Serviço: O Reino do Chocolate situa-se na Avenida das Hortênsias, 5382. Estará aberto durante todo o ano. O ingresso custa R$ 5. Mais informações: (54) 3286-3588.